Crianças têm projeção internacional em programa de formação de ginastas

Felippe Drummond Neto – Hoje em Dia
13/10/2015 às 06:58.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:02
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

É muito comum encontrarmos projetos sociais que usam o esporte como ferramenta de inclusão social. Em sua maioria, as modalidades são futebol, vôlei, basquete, handebol e outras que exigem apenas uma quadra poliesportiva e uma bola para serem praticados. Mas o projeto Trampolim, oferecido gratuitamente em Contagem, é um pouco diferente. No lugar das chuteiras, bola e redes há trampolins, camas elásticas, muitos saltos e piruetas.

Quem pensa que isso não atrai as crianças se engana. Criado em 2000, o projeto funcionava embaixo das arquibancadas do ginásio do Riacho e agora tem sede própria: o Ginásio CSU, no bairro Eldorado.

Atende atualmente 140 crianças e no início do próximo ano será ampliado para 300. Há uma lista de espera para o futuro. O plano é atender 400 até o fim de 2016.

Fora do Brasil

Entre os participantes, alguns já estão conseguindo se destacar e disputar grandes competições internacionais. Aos 15 anos, Maria Eduarda Rodrigues, a Duda, começou no projeto com 8. Agora se prepara para a disputa de dois importantes torneios fora do Brasil: o Campeonato Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia, de 29 de outubro a 2 de novembro, e o Mundial em Odense, na Dinamarca, em dezembro.

“Sempre sonhei em ser ginasta. Quando conheci o projeto, me inscrevi e comecei a praticar. Na época, eu ia andando treinar, todos os dias. Hoje, já estou realizando o sonho de viajar e conhecer outros países. Já fui para seis e ainda neste ano vou conhecer a Dinamarca”, comemora Duda.

Outra atleta da equipe que tem se destacado é Jennifer Lopes, de 11 anos. De origem humilde, ela já se tornou campeã mineira e brasileira e agora vai buscar o título sul-americano na Colômbia.

“Sonho em continuar crescendo neste esporte. Com a ginástica, minha vida mudou, hoje sou a única da minha família que viaja, para as competições. Quem sabe um dia não poderei levá-los junto comigo”, idealiza.

Kauan Rodrigo, de 10 anos, trocou o Minas Tênis Clube pelo projeto, onde treina há um ano. “Acho que foi bom pra mim. Hoje treino com os melhores aparelhos e estou me desenvolvendo muito. Espero continuar crescendo no esporte e conseguir um dia ser reconhecido”, almeja o garoto.

Coordenado pela professora Cristina Trópia, o centro de treinamento conta com equipamentos de ponta, devido à parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG) e com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além do apoio e patrocínio da Prefeitura de Contagem, da Rommanel, Belgo Bekaert e ArcelorMittal.

Crianças de 6 a 9 anos podem se inscrever no projeto Trampolim, no Ginásio CSU (rua Portugal, 29, Eldorado, em Contagem, telefone (31) 3392-4872

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por