Cruzeiro e Atlético terão participações importantes se o Corinthians garantir título

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
31/10/2017 às 20:34.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:29
 (Marcelo Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

(Marcelo Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

O empate por 2 a 2 que o Cruzeiro arrancou diante do Palmeiras na última segunda-feira (30), dentro do Allianz Parque, em São Paulo, foi apenas mais uma “ajuda” da dupla de rivais mineiros ao Corinthians na sua agora dramática caminhada em busca do título da Série A do Campeonato Brasileiro.

E a maior vítima dessa involuntária união entre cruzeirenses e atleticanos é justamente o Palmeiras. Nos 12 pontos disputados contra eles nesta edição da competição, o Verdão conquistou apenas três (veja o gráfico abaixo).

Em quatro jogos, o Porco não venceu nenhum. Foram três empates, dois deles no Allianz Parque, além de uma derrota, por 3 a 1 para o Cruzeiro, no primeiro turno, em 9 de julho, no Mineirão, pela 12ª rodada.

Neste aspecto de auxílio ao Corinthians, o Cruzeiro é imbatível, pois nenhuma outra equipe tem “ajudado” tanto o líder do Brasileiro como a do técnico Mano Menezes.

Muito antes de tirar as chances de o Palmeiras de tomar a liderança do seu maior rival no clássico do próximo domingo, pela 32ª rodada, com o empate de ontem, a Raposa já tinha sido muito generosa com o time do Parque São Jorge.

O Cruzeiro já enfrentou os quatro primeiros colocados da Série A tanto no turno quanto no returno. E tirou apenas dois pontos do Corinthians, no empate por 1 a 1 entre eles, no mês passado, no Mineirão.

Já o vice-líder Palmeiras, o terceiro colocado Santos e o quarto Grêmio perderam cinco pontos diante da Raposa, com uma derrota e um empate.

LIBERTADORES

Nestas sete rodadas finais, o Atlético ainda enfrentará três dos quatro times que brigam pelo título. Isso, precisando de até 16 dos 21 pontos em disputar para chegar à Copa Libertadores.

O último adversário será justamente o Corinthians, na rodada derradeira, em 3 de dezembro, às 17, na Arena Itaquera, em São Paulo.

Essa partida pode ter os dois clubes obrigados a vencer. O Corinthians buscando o título, e o Atlético, uma vaga no torneio internacional, objetivo final do time nesta temporada.

Entre os integrantes do G-4, o Galo encara ainda o Santos, no próximo sábado, às 17h, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada, e na sua penúltima partida recebe o Grêmio, dia 26 de novembro, provavelmente no Independência.

Os três adversários derrotaram o Atlético no primeiro turno. Da turma do G-4, o único que não conseguiu bater o Galo foi justamente o Palmeiras. 

Caso não consiga tirar a diferença em relação ao Corinthians na batalha pelo título brasileiro de 2017, o Verdão com certeza terá Minas Gerais como a sua “pedra na chuteira”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por