Cruzeiro faz decisão contra ‘La U’ para defender 100% de classificações na Copa Libertadores

Alexandre Simões e Cristiano Martins
esportes@hojeemdia.com.br
18/04/2018 às 21:25.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:25
 (Javier Valdes Larrondo/Light Press)

(Javier Valdes Larrondo/Light Press)

A primeira “decisão” chegou cedo para o Cruzeiro nesta edição da Copa Libertadores. Lanterna do Grupo 5, a Raposa enfrenta a Universidad de Chile fora de casa, às 21h30 desta quinta-feira (19), em duelo que tem tudo para ser um divisor de águas para a equipe no torneio.

Após um início ruim (derrota para o Racing por 4 a 2 em Avellaneda e empate em 0 a 0 diante do Vasco no Mineirão), o clube mineiro luta para se manter como único brasileiro a jamais ter sido eliminado ainda na fase de classificação da competição internacional (veja o quadro abaixo).

O Cruzeiro não pode nem pensar em perder, pois nesse caso teria que vencer as três rodadas do returno. E, ainda assim, dependeria de uma combinação de resultados"Gilcione Nonato, Professor do Departamento de Matemática da UFMG

O time do técnico Mano Menezes ocupa o quarto lugar da chave, com um ponto e desvantagem no saldo de gols em relação ao cruzmaltino. Argentinos e chilenos ocupam as primeiras posições, empatados com quatro pontos.

Vale lembrar que o Cruzeiro já entrará em campo sabendo o resultado da partida entre Racing e Vasco, às 19h15, na Argentina, também pela terceira rodada do Grupo 5.

Contas

Segundo o especialista Gilcione Nonato, professor do Departamento de Matemática da UFMG, uma derrota hoje deixaria a Raposa em “situação dramática” na disputa por uma das vagas nas oitavas de final.

“O Cruzeiro não pode nem pensar em perder, pois nesse caso teria que vencer as três rodadas do returno, já que o Racing dificilmente não chegará a dez pontos. E, ainda assim, dependeria de uma combinação de resultados, pois a ‘La U’ também poderá atingir essa pontuação”, analisa o responsável pelo site Probabilidades no Futebol.

Ele ressalta que o time mineiro pode se beneficiar de uma boa campanha dos argentinos. “Como ainda fará dois jogos em casa, o Racing tem chances de chegar classificado à última rodada, contra o Cruzeiro, no Mineirão”, acrescenta Gilcione.

Alheio à situação celeste, o técnico chileno Guillermo Hoyos pregou respeito ao time do técnico Mano Menezes. “Não deixará de ser grande por causa de uma derrota ou empate, e tem um grande treinador. Os grandes se enfrentam de igual para igual em qualquer lugar”, declarou.

‘La U’ vem de revés em casa diante do Colo-Colo, por 3 a 1, em clássico local dramático marcado pela briga interna entre o meia Beausejour e o atacante Pinilla. 

Além disso, não conta com o zagueiro da seleção chilena Gonzalo Jara, vetado por contusão. Ele será substituído pelo brasileiro Rafael Vaz (ex-Vasco e Flamengo).

Invencibilidade

O Cruzeiro defende uma invencibilidade em território chileno. O time mineiro ainda não foi batido no país, neste século, em jogos válidos por competições da Conmebol. O tabu inclui duas vitórias sobre o adversário de hoje.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por