Cruzeiro investe mais de meio milhão para modernizar academia da Toca da Raposa I

Guilherme Guimarães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
23/05/2017 às 17:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:41

Parte importante da história do Cruzeiro, a Toca da Raposa I, que hoje abriga as categorias de base do clube, mas já foi a casa do time profissional (de 1973 até 2002), ganhou um toque de modernidade nesta terça-feira (23). Reformada para ganhar ares de vanguarda, a Toquinha, como é carinhosamente chamada, recebeu mais de meio milhão em investimento para a criação do Centro de Treinamento de Força (CTFOR), espaço que contempla aparelhos de última geração para a preparação física e trabalhos de fisiologia com os jovens jogadores.

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Cruzeiro captou verba para modernizar a academia da Toca da Raposa I. Em dezembro do ano passado, via processo licitatório, a empresa Brunswick Bowling & Billiards Ltda apresentou toda a documentação necessária, aprovada por uma comissão especializada e formada por membros da diretoria cruzeirense, e venceu à concorrência.

.

Uma outra empresa também participou do certame para fornecimento dos equipamentos, mas a comissão formada pelos dirigentes do Cruzeiro desqualificaram-na, por falta de cumprimento de requisitos técnicos. Como por exemplo, o envio de documentação solicitada em edital. A proposta da empresa que acabou derrotada no processo licitatório estava próximo de R$ 187 mil.

Lançamento do CTFOR

Na manhã desta terça-feira (23), toda a cúpula do Cruzeiro esteve presente na Toca da Raposa I para o lançamento do CTFOR. O presidente Gilvan de Pinho Tavares fez questão de ressaltar a importância do espaço para a formação de atletas.

De acordo com os próprios gestores da Raposa, a academia da Toca I tem equipamentos mais modernos do que os existentes na Toca II, onde o grupo principal treina diariamente.

No evento de lançamento do CTFOR, dirigentes celestes explicaram a franca evolução da Toca I nos últimos anos. O CT conta com cozinha e refeitórios reformados e novos, bem como novas dependências de vestiários e departamento médico. Ainda há na Toquinha escola de língua estrangeira para atletas e funcionários do clube, seguindo a metodologia do Up Time, franquia conhecida no país e que tem o ex-treinador da Seleção Brasileira de vôlei, Bernardinho, como garoto propaganda.

Os departamentos de análise de desempenho foram modernizados, e o Cruzeiro ainda “empresta” dois preparadores físicos e um fisiologista à Confederação Brasileira de Futebol, para trabalhos com as seleções de base. 

Personalidades

Estiveram presentes na inauguração do novo espaço da Toca I, além do presidente Gilvan de Pinho Tavares, o vice de futebol Bruno Vicintin, o superintendente de futebol de base Antônio Assunção, o secretário de Esportes do Governo de Minas Gerais, Arnaldo Gontijo - representando o governador Fernando Pimentel -, além de jogadores revelados pelo clube: Lucas Silva, Élber, Alisson, Judivan, Murilo Cerqueira e Lucas Nonoca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por