Cruzeiro recebe Grêmio no Mineirão obrigado a vencer para deixar a zona de rebaixamento

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
30/09/2016 às 20:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:03
 (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Um ponto marcado nas últimas quatro rodadas. Pior aproveitamento como mandante. Má fase do centroavante que surgiu como solução, mas nas últimas partidas tem perdido gols incríveis. Suspensão do melhor zagueiro. Volta à zona de rebaixamento. Esta é a realidade do Cruzeiro para a partida deste sábado (1º), às 18h30, contra o Grêmio, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.

A situação é bem parecida com aquela encontrada pelo técnico Mano Menezes na sua primeira passagem pela Toca da Raposa II, no ano passado, e também quando ele retornou ao clube, no fim do primeiro turno. O desafio é iniciar uma terceira arrancada para salvar o clube do inédito rebaixamento à Série B.

De todos os dramas cruzeirenses, o mais grave deles é o péssimo aproveitamento como mandante, de apenas 35,9%, pouco mais que um ponto a cada jogo em casa.

No bom momento vivido pelo time de Mano entre o fim do turno e início do returno, quando acumulou uma invencibilidade de seis partidas, o que fez a diferença foi o fato de ter conquistado dez pontos dos 12 disputados em Belo Horizonte. Nessa conta, entrou o clássico contra o América, em que a Raposa foi visitante, mas num Independência de maioria azul.

Na sequência atual, de quatro jogos sem vitória, a Raposa jogou duas vezes no Gigante da Pampulha. E marcou apenas um ponto, no empate com o Atlético (1 a 1), tendo ainda sofrido uma derrota desastrosa por 2 a 0 para o então concorrente direto Botafogo, que já conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento.

Relembre a última vitória do Cruzeiro como mandante, sobre o Santa Cruz, pela 22ª rodada:

Novidades

Na sequência de seis jogos seguidos sem derrota, o time celeste foi comandado pelo centroavante argentino Ábila, com gols em todos os confrontos. Hoje, ele deve voltar ao time com o desafio de “pagar a dívida” pelas chances claras perdidas diante de Atlético e Flamengo e pelo jejum de cinco jogos sem balançar a rede.

Se Ábila joga, Manoel está fora. O zagueiro levou quatro partidas de suspensão pela expulsão diante do São Paulo, quando deu um murro no atacante Chávez. Léo e Bruno Rodrigo formam a defesa central.

A maior dúvida de Mano é entre os volantes Ariel Cabral e Lucas Romero, pois o segundo diminui o potencial do time na bola aérea, mas dá mais segurança ao setor defensivo, que anda em baixa.

FICHA DO JOGO

CRUZEIRO - Rafael; Ezequiel (Lucas), Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Ariel Cabral (Lucas Romero); Arrascaeta, Robinho e Rafael Sóbis; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO - Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Kaio, Jailson, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gáucho

HORÁRIO E LOCAL - 18h30, no estádio Mineirão

ARBITRAGEM - Elmo Alves Resende Cunha, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (GO)

TRANSMISSÃO - Premiere

Relembre a derrota do Cruzeiro para o Grêmio, por 2 a 0, pelo primeiro turno:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por