Cruzeiro tropeça em Uberlândia e 'entrega' 1º lugar antecipado para o Atlético na semana do clássico

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
27/03/2017 às 22:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:54

A missão não foi fácil, o Cruzeiro saiu atrás no placar, buscou o resultado diante do Uberlândia, mas acabou penalizado nas últimas voltas do relógio na noite desta segunda-feira, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. No Parque do Sabiá, a Raposa apenas empatou com o time do Triângulo em 2 a 2 e perdeu a chance de terminar a primeira fase na liderança. Posição essa garantida de forma antecipada pelo Atlético. Apesar do resultado, os celestes se garantiram matematicamente nas semifinais da competição. 

Os gols da partida foram marcados por Schumacher e Caio Dantas para o Uberlândia, com Rafael Sóbis (de pênalti) e Ramón Ábila, artilheiros celestes na temporada, marcando para a Raposa.

Agora o Cruzeiro foca todas as suas atenções no clássico com o Atlético, marcado para esse sábado, às 16h, no Mineirão. Detalhes dessa partida serão definidos nesta terça-feira, em reunião na Federação Mineira de Futebol (FMF).

O jogo

Gols sofridos logo nos minutos iniciais mudam os planos e fazem o “desenho” do jogo imaginado pelos treinadores mudar. E foi justamente isso que aconteceu com o Cruzeiro. Honrando o nome que adotou, em alusão ao ex-piloto de Fórmula 1, o atacante Schumacher, do Uberlândia, foi muito rápido e precisou apenas de sete minutos para abrir o placar: 1 a 0.

Sair atrás no marcador não fez bem ao Cruzeiro, que mostrou muita dificuldade em “encaixar o seu jogo” durante o primeiro tempo. O posicionamento do Uberlândia impedia que a Raposa conseguisse chegar com perigo ao ataque. O desempenho do time em nada agradava ao técnico Mano Menezes, que gritava muito na beirada do campo, principalmente com o lateral-direito Mayke. O treinador pedia para o ala acelerar mais o jogo e não carregar tanto a bola, para tentar surpreender o sistema defensivo adversário.

E foi justamente essa leitura da partida que fez o atacante Rafael Sóbis, autor do gol de empate no último lance do primeiro tempo, em um lance de pênalti duvidoso. Ramón Ábila foi lançado no meio da área, e antes de chegar na bola caiu no centro da área. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro assinalou pênalti de Rogério. Artilheiro da Raposa no ano, Sóbis deixou tudo igual e fez o seu nono gol na temporada: 1 a 1.

“A gente tem um jogo desenhado, mas com o decorrer do tempo ele muda. Que bom que conseguimos empatar, vamos voltar melhor”, disse Rafael Sóbis na saída para o intervalo.

E foi realmente o que aconteceu. Se no primeiro tempo o Cruzeiro não conseguiu impor seu ritmo de jogo, mesmo com mais posse de bola, na segunda etapa a Raposa voltou “matreira”. O time de Mano Menezes acelerou às investidas ao ataque, acertou uma bola na trave em cabeçada de Ramón Ábila, mas não demorou a virar o placar.

Aos oito minutos, o próprio Ábila fez o vira-vira, após lançamento de seu compatriota Ariel Cabral: 2 a 0.

Com a vantagem no placar, o Cruzeiro acabou desacelerando um pouco o jogo, tentando envolver o Uberlândia. O técnico Paulo César Catanoce fez mudanças no seu time, que acabou sofrendo um baque em uma dessas substituições.

O jovem Saulo, de apenas 19 anos, substituiu Jeferson Berger. E menos de dois minutos depois o garoto sofreu uma luxação no cotovelo e deixou o gramado chorando. Jogadores do Cruzeiro e do Uberlândia se solidarizaram com o companheiro de profissão, que passará por avaliação médica mais criteriosa.

E justamente Saulo foi um ponto-chave da partida. Ao deixar o campo contundido, Caio Dantas foi acionado. Ele mesmo garantiu o empate, em um golaço aos 47 minutos do segundo tempo. Schumacher ajeitou com qualidade e Dantas colocou no ângulo de Rafael. Fim do jogo: 2 a 2 e tropeço celeste.

UBERLÂNDIA 2 X 2 CRUZEIRO

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Fernanda Gomes Antunes 
Cartão Amarelo: Rogério, Alê (UBE); Bryan (CRU)
Gol: Schumacher, aos sete minutos e Rafael Sóbis, aos 46 minutos do primeiro tempo; Ábila aos oito minutos e Caio Dantas aos 46 minutos do segundo tempo. 

UBERLÂNDIA - Thiago Braga; Cesinha, Mauro Viana, Bruno Costa e Rogério; Bruno Moreno, Rodney, Alê, Diogo (Juninho Arcanjo) e Jefersom Berger (Saulo, depois Caio Dantas); Schumacher. Técnico: Paulo César Catanoce

CRUZEIRO - Rafael; Mayke, Leo, Manoel e Fabrício; Ariel Cabral (Bryan), Hudson; Thiago Neves (Lucas Silva), Alisson e Rafael Sobis; Ramon Ábila (Rafinha). Tecnico: Mano Menezes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por