Com lembranças do 6 a 1, Rafael e Renan Ribeiro se reencontram em duelo entre Cruzeiro e São Paulo

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
13/04/2017 às 11:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:07

Todo encontro entre Cruzeiro e São Paulo, seja em qual for a competição, traz à tona a rivalidade histórica entre essas duas grandes equipes do futebol brasileiro. Hoje, no entanto, além do retrospecto entre mineiros e paulistas, que já se enfrentaram inclusive na final do mata-mata, um fator torna especial o confronto de ida pela quarta fase da Copa do Brasil, às 21h30, no Morumbi.

Após quase seis anos, os goleiros Rafael e Renan Ribeiro voltarão a se enfrentar. Na última oportunidade em que os dois jogadores se encontraram, o dono da meta tricolor ainda vestia o uniforme do Atlético e sofreu seis gols na histórica vitória celeste por 6 a 1 sobre o arquirrival.

Naquela ocasião, Rafael substituía o então titular Fábio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E Renan Ribeiro, contestado, tentava conquistar seu espaço no elenco atleticano.

Leia mais
Com Ceni e Mano nos bancos, São Paulo e Cruzeiro travam duelo no Morumbi

Em entrevista coletiva concedida em março deste ano, o arqueiro cruzeirense avaliou que aquela havia sido, pelo menos até então, a partida mais importante dele em toda a carreira. Naquele duelo, o Cruzeiro poderia ter sido rebaixado pelo arquirrival, mas escapou da degola.

“Eu guardo com muito carinho aquele dia. Foi um jogo em que estávamos numa situação muito adversa. Foi também o melhor jogo em que estive presente”, relembrou o goleiro.

Coincidências
Além de se reencontrarem pela primeira vez após tanto tempo, Rafael e Renan Ribeiro vivem situações ligeiramente parecidas. Atualmente, ambos substituem dois grandes ídolos de seus respectivos clubes.

Rafael aproveitou bem a oportunidade após grave lesão de Fábio. O capitão cruzeirense foi submetido a uma cirurgia no joelho direito em agosto do ano passado, após ter se machucado em partida contra o Coritiba, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016.

Enquanto o “prata da casa” celeste se firmou com boas atuações e fez até o torcedor “esquecer” o camisa 1, Renan Ribeiro passa por momento totalmente contrário. Assim como em seus tempos de Atlético, o arqueiro da equipe do Morumbi luta para se consolidar como titular.
 Maurício Rummens/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo

CONTESTADO – Vazado seis vezes na derrota história, Renan deixou o Galo em baixa e jamais alcançou destaque no Tricolor


Assim como os seus concorrentes Denis e Sidão, Ribeiro ainda vive à sombra de Rogério Ceni, atual treinador do São Paulo. Maior ídolo do clube, o ex-goleiro e capitão aposentou-se no ano passado.

“É uma posição complicada, em que só joga um. E aqui temos outros bons goleiros no elenco. Estou há quatro anos no São Paulo, período em que trabalhei forte, me aperfeiçoando para que, quando tivesse a oportunidade, pudesse corresponder à expectativa de todo mundo”, conta o ex-jogador do Galo, que chegou ao Tricolor em 2013, após uma saída conturbada do Atlético.




São Paulo x Cruzeiro (Copa do Brasil)

Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio (Lucão) e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni

Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Hudson e Ariel Cabral; Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

21h30

Estádio Morumbi, em São Paulo

Anderson Daronco, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins (RS)

Sportv

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por