Derrubar tabus na Copa do Brasil é combustível para o Cruzeiro arrancar no Brasileirão

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
28/09/2016 às 07:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00
 (Washington Alves/ LightPress/ Cruzeiro)

(Washington Alves/ LightPress/ Cruzeiro)

Nos momentos mais difíceis, superar dificuldades costuma provocar reações. É nisso que o Cruzeiro aposta na partida de hoje contra o Corinthians, às 21h45, no Itaquerão, em São Paulo, confronto de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. A volta será disputada em 19 de outubro, no mesmo horário, no Mineirão.

Apesar do momento ruim da equipe paulista no Campeonato Brasileiro, onde já foi líder, mas hoje ocupa a sétima posição, o confronto é cercado por escritas que precisam ser superadas pelos cruzeirenses.

Nas três vezes em que os dois clubes se enfrentaram na Copa do Brasil, o Cruzeiro nunca venceu a partida disputada em São Paulo.

Nas oitavas de final de 1991, o Corinthians fez 3 a 1 na ida, no Pacaembu. Cinco anos depois, mas nas quartas, ganhou por 3 a 2, no mesmo estádio, mas o resultado não teve efeito, pois o Cruzeiro tinha goleado no primeiro confronto, no Independência, por 4 a 0.

Em 2002, os dois clubes voltaram a fazer uma das oitavas de final, e o primeiro jogo, no Morumbi, terminou empatado por 2 a 2.

A primeira vitória cruzeirense sobre o Corinthians, em São Paulo, é importante para que o time mineiro possa ter mais chances de, pela primeira vez, levar a melhor num confronto com o time do Parque São Jorge, pela Copa do Brasil, que é decidido em Belo Horizonte.

Além disso, a Arena Corinthians, local da partida de hoje, é de más recordações para o Cruzeiro. Na única apresentação no estádio, a Raposa foi goleada por 3 a 0, na abertura do returno do ano passado, resultado que deixou o time, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo, apenas um ponto na frente da zona de rebaixamento.

Recuperação
“Temos elenco para recuperar no Brasileiro e também chegarmos fortes na Copa do Brasil. Precisamos sair da zona de rebaixamento, o foco é este, mas vamos trabalhar também pela Copa do Brasil. É um torneio diferente, de mata-mata. Temos grandes jogadores, um bom elenco. Esperamos fazer uma grande partida, sabemos que é difícil, mas temos qualidade e vamos em busca de um resultado positivo”, garante o zagueiro Manoel, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.

Ele deve ser mantido no time no jogo de hoje, mas seu companheiro, Bruno Rodrigo, pode ser poupado, pois ficou de fora do treinamento de ontem.

Mistério
A escalação do time para o confronto de hoje é um mistério, mantido pelo técnico Mano Menezes. A volta do clube à zona de rebaixamento, depois de seis rodadas de alívio, exige uma reação no Campeonato Brasileiro, onde a permanência na Série A parecia assegurada, mas voltou a correr risco com a perda de 11 pontos nos últimos 12 que foram disputados pela Raposa na competição.

Por isso, não será surpresa se o Cruzeiro tiver algumas mudanças hoje, em relação às últimas partidas, pois no sábado o time faz um jogo decisivo contra o Grêmio, às 18h30, no Mineirão, e o tempo de recuperação é curto.

“O Cruzeiro tem uma prioridade, que é seguir na Primeira Divisão do Brasileiro. Se ao ter que tomar uma decisão, eu tiver que escolher risco pra cá ou risco pra lá, vamos direcionar mais nossos objetivos. Sempre vamos com a força máxima que pudermos ter no Campeonato Brasileiro, o que não quer dizer que não queremos ganhar a Copa do Brasil”, afirmou Mano na entrevista coletiva da última segunda-feira.



Walter; Fágner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho e Rodriguinho; Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel e Marlone; Romero. Técnico: Fábio Carille.

Rafael; Lucas, Manoel, Léo (Bruno Rodrigo) e Edimar; Henrique e Lucas Romero (Ariel Cabral); Arrascaeta, Robinho e Rafael Sóbis; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes.

21h45
Arena Corinthians;
Eduardo Tomaz Valadão, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Pires, todos de Goiás;
Globo, Sportv 2, ESPN e Fox Sports.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por