MOTIVO DE TROCA?

Desempenho de Pepa é pior do que dos últimos comandantes do Cruzeiro

Nas últimas rodadas, o aproveitamento do português é de apenas 19%

Bernardo Haddad*
bernardo.haddad@hojeemdia.com.br
28/08/2023 às 16:12.
Atualizado em 29/08/2023 às 11:48
Pepa chega a 8ª derrota no Campeonato Brasileiro (Gustavo Martins / Cruzeiro)

Pepa chega a 8ª derrota no Campeonato Brasileiro (Gustavo Martins / Cruzeiro)

Depois do fracasso contra o Grêmio, por 3 a 0, o Cruzeiro chegou a 8ª derrota sob o comando do técnico Pepa. Há 7 jogos sem vencer, a equipe celeste tem 25 pontos, e está na 12ª colocação. Com isso, muitos torcedores estão insatisfeitos com o trabalho feito pelo comandante português e pedem a troca de comando. 

O desempenho do técnico não é dos melhores. Com 21 partidas no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem apenas 6 vitórias. 7 empates e 8 derrotas. O time marcou 20 gols na competição e sofreu o mesmo tanto até aqui.

Com isso o aproveitamento do treinador é de 41,03%. Se o recorte for apenas nas últimas sete rodadas, que não venceu na competição, a situação fica ainda pior. O número cai para 19,04%.

Para analisar os serviços do treinador lusitano, é possível comparar o desempenho da equipe atual com os trabalhos dos técnicos recentes que passaram pela Raposa.

Em 2020, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, ainda na Série B, depois dos mesmos 21 jogos, o Cruzeiro tinha 9 vitórias (duas a mais que o time atual), 8 empates e 4 derrotas no campeonato. À época, o time celeste marcou 23 gols e sofreu 16. Dessa forma, Scolari terminou a segunda passagem no time celeste com um aproveitamento de 55,56%.

Após a demissão do treinador do penta, o Cruzeiro trouxe Felipe Conceição para assumir o cargo. O treinador realizou apenas 19 partidas no time estrelado, a maioria pelo Campeonato Mineiro, mas mesmo assim teve uma atuação melhor do que o de Pepa.

O comandante conseguiu duas vitórias a mais do que o português, 3 empates e o mesmo número de derrotas. Em Junho de 2021, Conceição foi demitido com apenas duas rodadas do Brasileiro daquele ano. Depois disso, a Raposa contratou Mozart para o cargo, que durou pouco mais de dois meses na posição. 

Em Agosto do mesmo ano, Vanderlei Luxemburgo desembarcou na Toca da Raposa. O renomado treinador fez 23 jogos nesta passagem pelo Cruzeiro, e conseguiu 8 vitórias no Brasileiro, 11 empates e 4 derrotas.

O time de Luxa marcou 24 gols e teve a meta ultrapassada 19 vezes. Com 2 jogos a mais do que Pepa, Luxemburgo conseguiu 2 vitórias a mais e a metade das derrotas do elenco atual. Com a chegada da SAF, o professor não teve o vínculo renovado e terminou com 50,72% de aproveitamento.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por