Ex-atacante Dirceu Pantera tirou Cruzeiro da fila de título

Henrique Ribeiro - Do Hoje em Dia
24/08/2012 às 09:22.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:43
 (Renato Cobucci/Hoje em Dia)

(Renato Cobucci/Hoje em Dia)

Em dias de jogos em Belo Horizonte, muitos que cruzam o caminho de um senhor de 76 anos – parte do quadro móvel da Federação Mineira de Futebol (FMF) – não imaginam que antigas gerações vibraram com as jogadas dele.

Trata-se de Dirceu Pantera, o maior artilheiro do Cruzeiro na história dos clássicos no Independência, com cinco gols.

O ex-atacante fez parte do esquadrão que interrompeu a hegemonia do Galo, que durava desde o primeiro ano da era do estádio (1954). Ele também levou o Cruzeiro à conquista do tricampeonato mineiro em 1959, 1960 e 1961.

Os gritos de gol não acompanham mais o ex-camisa 9, aposentado como mecânico. No entanto, a lembrança da vitória por 1 a 0, na primeira partida da decisão do Estadual de 1962, não lhe sai da cabeça. “Mandei a bola quase do meio de campo e o Marcial (goleiro) nada pôde fazer”.

RIVAL

O ex-artilheiro conta que não era fácil vencer o Atlético. “Eles tinham muito entusiasmo, e o Ubaldo dava muita sorte contra a gente. Fazia até gol sem querer”, brinca.

Dirceu chegou ao Cruzeiro, em novembro de 1957, vindo do Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, com a responsabilidade de substituir o craque Nilo, que havia ido para o Palmeiras.

No período em que defendeu o Cruzeiro, o clube passava por um longo período sem título. “Quando cheguei, tive a felicidade de ajudar o clube a sair da fila e ganhar um tricampeonato”, comemora.

Segundo o ex-craque, as arbitragens eram outro obstáculo. “Naquela época, os árbitros eram torcedores. Tinha o Cidinho, o Joaquim Cocó, o Luiz Guarda, atleticanos, mas também o Witan Marinho, que era cruzeirense”, conta.

“Teve um clássico que o nosso atacante, Gradim, sofreu falta dentro da área e o Cidinho nada marcou. A torcida gritou pênalti! Aí ele comentou: ‘O cara não sabe nem cair na área’”, lembra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por