Irreconhecível, Cruzeiro sofre terceira derrota na Série A

Vinícius Las Casas - Portal HD
15/07/2012 às 17:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:35
 (Paulo Fonseca/Futura Press/AE)

(Paulo Fonseca/Futura Press/AE)

O Cruzeiro perdeu para o Grêmio, 3 a 1, no Independência, e sofreu a sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. Os celestes estacionaram nos 14 pontos e ainda viu o rival deste domingo (15) chegar aos 15 pontos e ultrapassá-lo. Uma estreia amarga para o atacante Borges. Pelo lado dos gaúchos,os ex-cruzeirenses fizeram a diferença. 

O Jogo

O Cruzeiro começou a partida disposto a se reabilitar das duas derrotas consecutivas. O time celeste apostava nas jogadas pela direita, onde contava com Diego Renan, Tinga e Montillo no apoio. Entretanto, a nova formação da Raposa, com Borges e Marcelo Oliveira entre os titulares, carecia de entrosamento e o time mineiro pecava no passe final.

Na defesa, o Cruzeiro passava por algumas situações críticas, com Kleber, Zé Roberto e Marcelo Moreno incomodando. Os gaúchos insistiam nas jogadas pela ponta esquerda, tentando aproveitar as subidas do lateral Everton. As bolas paradas também eram uma arma gremista, com bons cobradores e especialistas no cabeceio.

Aos 17, a melhor chance da partida ocorreu com Borges, que aproveitou cruzamento e cabeceou livre na área. Marcelo Grohe fez espetacular defesa e impediu a abertura do marcador. Mas o golpe do Grêmio foi cruel. Aos 25 minutos, Elano cruzou para a área e Marcelo Moreno testou sem chances para Fábio. Três minutos depois, os gremistas fizeram boa triangulação pela direita e a bola sobrou para Kleber, apenas empurrar para as redes: 2 a 0 para os gaúchos.

A Raposa se perdeu após os dois gols sofridos rapidamente. A equipe não conseguia criar e ficou ainda mais nervosa com a impaciência dos torcedores. Contudo, aos 44, Werley fez dura falta e recebeu o segundo cartão amarelo. Vantagem numérica para os celestes, que ganharam novo fôlego.

Etapa final

O segundo tempo começou com curiosidade. Uma pipa caiu no gramado e o quarto árbitro teve dificuldade para tirar o objeto de perto do campo. Com a bola rolando, o Cruzeiro seguia com a mesma estratégia da primeira etapa: forçar as jogadas pela direita. No entanto, a falta de criatividade e entrosamento prejudicavam os celestes.

Com um a menos, os gremistas adotaram uma tática mais defensiva, buscando apenas manter a vantagem. Celso Roth abriu bastante a equipe cruzeirense, tirando os dois laterais e colocando um meia e um atacante. Com a defesa exposta, a Raposa via o Grêmio rondar perigosamente a meta defendida por Fábio.

Em mais uma jogada de contra-ataque, Marcelo Moreno ampliou novamente. O meia Souza fez boa jogada pela esquerda e cruzou para o ex-cruzeirense, que driblou seu marcador e finalizou, de canhota, para liquidar a fatura, aos 20 minutos. A Raposa ainda investia no ataque, tentando diminuir o prejuízo. Mas a zaga gremista estava bem postada e Marcelo Grohe não corria sérios riscos.

Aos 25, irritados, os cruzeirenses já começaram a deixar o estádio Independência. Os que ficaram no local vaiavam os jogadores celestes a cada lance errado. Aos 32, após bate-rebate na área, Anselmo Ramon aplicou uma bicicleta e Marcelo Grohe fez espetacular defesa, impedindo que a Raposa diminuísse. Após algumas investidas infrutíferas, o Cruzeiro conseguiu diminuir em uma cobrança de pênalti de Wellington Paulista, aos 48 minutos. Mas já não dava tempo pra mais nada e os celestes amargaram mais uma derrota.


FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 3 GRÊMIO
Local:
 Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 15/7/2012 – às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Gols: Marcelo Moreno (25' 1ºT e 20' 2ºT), Kleber (28' 1ºT) e Wellington Paulista (48' 2ºT)


CRUZEIRO: Fábio, Diego Renan (Fabinho), Léo, Mateus e Everton (Souza); Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Borges (Anselmo Ramon) e Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth.

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto; Kleber (Vilson) e Marcelo Moreno (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por