MOMENTOS HISTÓRICOS

Libertadores e gol de costas: relembre as passagens de Paulo Autuori no Cruzeiro

Última passagem do treinador foi em 2007 após derrota para o Atlético no Mineiro

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/11/2023 às 12:19.
Histórico de Paulo Autuori no Cruzeiro (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Histórico de Paulo Autuori no Cruzeiro (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

A vida de Paulo Autuori no Cruzeiro é marcada por feitos históricos. Logo na primeira passagem em 1997, o treinador faturou o segundo título da Libertadores com uma campanha que contou com três derrotas no primeiro turno e uma arrancada na volta até a conquista. A decisão aconteceu no Mineirão lotado, com mais de 100 mil torcedores.

Na época, a Raposa enfrentou o Sporting Cristal, do Peru, e contou com um milagre do arqueiro Dida, aos 19 minutos do segundo tempo e, aos 30, o gol de Elivelton que decretou o bicampeonato continental.

Ainda no mesmo ano, o treinador levou o Cruzeiro ao 28ª título do Campeonato Mineiro, sobre o Villa Nova, com o recorde de público no Gigante da Pampulha: 132.834 pessoas. Após perder o primeiro jogo por 2 a 1, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, o time celeste venceu a volta por 1 a 0 e sagrou-se campeão pelo saldo de gols, que dava ao time de melhor campanha a vantagem na decisão. 

Ele deixou o clube para dirigir o Flamengo, antes mesmo da decisão do Mundial, que o time cinco estrelas ficou com o vice-campeonato, ao perder para o Borussia Dortmund, por 2 a 0. Após dois anos ele retornou à Toca para substituir Levir Culpi. A curta passagem foi até abril, após ser derrotado para o Atlético, por 4 a 2, em clássico válido pelo Campeonato Mineiro.

Em dezembro de 2006, o Cruzeiro novamente recorreu aos trabalhos de Autuori para comandar o time durante a temporada de 2007.  O projeto foi interrompido novamente pelo rival. Na época, o treinador viu o time entrar em campo para o  primeiro jogo da final do Mineiro e sair goleado pelo Galo, por 4 a 0. O jogo entrou para a história por ter sido a partida que o ex-goleiro da Raposa, Fábio, sofreu um “gol de costas”, marcado por Vanderlei.

Anos depois, Autuori revelou em entrevista que pediu para se desligar logo após o apito final."Vou falar rápido e breve, chamei a direção e falei que sou profissional e pessoa com vergonha na cara. Por dignidade se tiver de fazer o jogo de domingo vou fazer, mas ganhando ou não o título não vou continuar e coloquei de forma clara para a direção", explicou.

A nova missão sob o comando da Raposa não será nada fácil. Ele e a nova comissão técnica terão que buscar ao menos três vitórias, em seis jogos, para deixar a Raposa na elite nacional. O primeiro desafio será contra o Fortaleza, sábado (18), às 18h30, na Arena Castelão. O grupo se prepara para o confronto em Itu até a sexta, véspera do jogo.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por