Parceria com a torcida enche arquibancada e o cofre celeste

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
13/08/2014 às 07:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:46
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Os números impressionam, respaldados pela campanha dentro das quatro linhas. A dobradinha entre Cruzeiro e China Azul gerou grande lucro aos cofres estrelados. Prova disso é que o clube teve em 2013 um crescimento em seu faturamento no Mineirão superior a 500%, na comparação com o ano anterior, quando o time teve várias casas.

Em 2012, o Cruzeiro arrecadou R$ 10, 6 milhões nos estádios. Esse valor saltou para R$ 63,7 milhões no ano passado, segundo estudo divulgado por Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva. Números inferiores apenas aos do Grêmio, que abocanhou R$ 67,4 milhões, e Flamengo, que faturou R$ 64,8 milhões.

“O que impressiona no Cruzeiro foi o seu crescimento em relação a ele mesmo. O clube saiu de um faturamento de R$ 10 milhões para mais de R$ 60 milhões. Um aumento absurdo que o colocou no mesmo patamar de Flamengo e Grêmio, nesse sentido”, destaca Somoggi.

Segundo o especialista, a épica campanha no título brasileiro de 2013 e o incremento do sócio-torcedor foram os principais combustíveis para a arrancada estrelada. “Vários fatores influenciaram nessa subida. O sócio-torcedor, o novo Mineirão, além de o time ter se sagrado campeão. Dificilmente isso vai acontecer novamente em 2014. Mas o modelo implantando pelo Cruzeiro é muito interessante”, elogia.

Parceria

O sucesso de Cruzeiro e Flamengo levanta o debate sobre qual modelo é mais viável para os clubes brasileiros. Equipes como Grêmio e Corinthians buscaram a iniciativa privada para construir seus estádios. Os gaúchos poderiam ter arrecadado ainda mais se não fosse a disputa com a empreiteira OAS pela gestão da Arena. Porém, de acordo com Somoggi, o grande trunfo do tricolor não vem com o estádio, mas com os planos de sócio-torcedor.

O especialista elogia a parceria cruzeirense com o Mineirão. “É uma discussão importante. Quem vai ganhar mais com isso? O Cruzeiro tem como parceira a Minas Arena. O Flamengo, o Maracanã. Hoje, o Corinthians, por exemplo, está tendo um lucro considerável com sua nova arena, mas ainda está pagando a conta, e vai pagar por muitos anos, porque alguém tem que arcar com os custos. Por outro lado, o Cruzeiro segue lucrando. Mas daqui a alguns anos o Corinthians também vai lucrar. É interessante”, disse.

No total, a receita dos clubes com estádios chegou a R$ 670 milhões, um crescimento de 34%. O São Paulo, que era o líder, caiu para o quarto lugar.

Apesar do crescimento, o futebol brasileiro caminha a passos lentos em comparação com os europeus. O Manchester United, por exemplo, faturou R$ 382 milhões com jogos no Old Trafford, no ano passado. Os gigantes Real Madrid, Barcelona e Arsenal também ultrapassaram a marca de R$ 300 milhões.

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