Mudanças à vista

Ponto fraco do Cruzeiro em 2023, ataque passará por reformulação

Cinco nomes do ataque celeste não devem continuar em 2024

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
15/12/2023 às 16:28.
Atualizado em 15/12/2023 às 16:48
Wesley deve ser emprestado pelo Cruzeiro em 2024 (Staff Images / Cruzeiro)

Wesley deve ser emprestado pelo Cruzeiro em 2024 (Staff Images / Cruzeiro)

Pior ataque do Campeonato Brasileiro, com apenas 35 gols marcados, o Cruzeiro precisa melhorar o setor ofensivo para ter uma temporada mais tranquila e voltar a brigar por títulos. Com a permanência na Série A e a classificação para a Sul-Americana, a tendência é de que o ataque passe por reformulação para 2024. 

Mesmo sem a definição do novo treinador, a diretoria celeste trabalha nos bastidores na avaliação do elenco. Cinco jogadores de ataque não devem permanecer: Bruno Rodrigues, Nikão, Gilberto, Paulo Vitor e Wesley. 

Bruno Rodrigues

Ao contrário dos demais atacantes do Cruzeiro, Bruno Rodrigues teve um bom desempenho e foi importante para a equipe na reta final do Brasileirão. Ele foi o artilheiro do time no ano, com 13 gols em 46 jogos.

Emprestado pelo Tombense até o fim deste mês, o jogador se destacou no pífio setor ofensivo do time em 2023 e acabou valorizado no mercado nacional e internacional. Com isso, o time de Tombos avisou ao Staff da Raposa que chegaram propostas atraentes financeiramente para o clube e para o jogador.

Dono de 33% dos direitos econômicos do atacante, o Cruzeiro tem a prioridade de compra do restante para ficar com o jogador em 2024. Porém, precisaria igualar aos valores que são superiores à proposta de 4 milhões de euros (cerca de R$ 21,45 milhões na cotação desta sexta-feira) apresentada pelo Al Taawon, da Arábia Saudita, em julho deste ano.

Portanto, a tendência é que BR9 deixe o Cruzeiro ainda nesta janela de transferências.

Nikão

Outro que não deve permanecer é o meia-atacante Nikão, que estava emprestado ao Cruzeiro. O jogador não conseguiu desempenhar bem pelo time celeste e deve retornar ao São Paulo, clube que detém seus direitos. 

O camisa 10 marcou o último gol da equipe no Brasileirão, no empate em 1 a 1 contra o Palmeiras, na 38ª rodada. Nikão balançou as redes quatro vezes em 32 partidas.

Gilberto 

O mais provável de não continuar na Raposa no ano que vem é o atacante Gilberto. Ele foi o vice-artilheiro da equipe, com seis gols, mas foi afastado pela comissão técnica em 14 de outubro, que alegou que o jogador estava fora de forma física. 

O atleta tem vínculo com o time celeste até o fim do próximo ano, mas a intenção da diretoria é conseguir a rescisão do contrato. 

Paulo Vitor

Ex-jogador do time B Real Valladolid, clube do Ronaldo na Espanha, Paulo Vitor não conseguiu ter um bom desempenho com a camisa do Cruzeiro. O atleta entrou em oito jogos e não marcou nenhum gol. Ele tem contrato até 2025 e deve ser emprestado pela diretoria celeste.

Wesley

Uma das principais contratações do Cruzeiro para 2023, Wesley ficou marcado pelos inúmeros “gols perdidos”. O jogador acumulou chances perdidas nos jogos da Raposa e foi muito criticado pela torcida. 

Wesley custou ao time celeste cerca de U$ 3 milhões de euros (R$16 milhões na cotação da época). O jogador, que tem contrato até 2026, deve ser emprestado pela diretoria. 

*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por