considerado promissor

Português Pepa tem no currículo apenas um trabalho internacional

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
20/03/2023 às 11:02.
Atualizado em 20/03/2023 às 13:33
Pepa será o novo comandante do Cruzeiro (Reprodução)

Pepa será o novo comandante do Cruzeiro (Reprodução)

O Cruzeiro anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o nome do português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, de 42 anos, o Pepa, como novo treinador da equipe. Com apenas um trabalho internacional - passagem pelo Al Tai, da Arábia Saudita -, o comandante seria uma aposta para recuperar o futebol do time.

Porém, no trabalho com os sauditas, os resultados não foram favoráveis. Nos 15 jogos que comandou a equipe, venceu seis, perdeu oito e empatou um. O desempenho resultou em uma demissão polêmica pelos gestores, em janeiro deste ano. O português ficou sabendo que estava sendo dispensado pelas redes sociais.

Antes do Al Tai, Pepa esteve à frente do Vitória de Guimarães, com bom resultado dentro da realidade do clube. Mas, de acordo com António Miguel Cardoso, presidente do Vitória de Guimarães, em entrevista para jornais locais, o principal motivo para o clube não contar mais com os trabalhos do treinador foi devido a um “desalinhamento” entre  montar um elenco forte e, ao mesmo tempo, equilibrar as contas do clube.

"Sempre nos propusemos a tentar resolver duas situações: a vertente financeira e a vertente desportiva. Sempre dissemos que para ambas se resolverem teria de existir redução salarial, redução nas despesas, ter mais jovens de projeção, que pudessem vir da formação, aliando a esses alguns pilares, jogadores mais experientes", disse o presidente na época.

No Cruzeiro, a situação que Pepa irá encontrar se assemelha aos desejos do ex-clube português. Passando por problemas financeiros, a cúpula celeste já confirmou que não pretende contratar nenhum nome de peso para o elenco que vai disputar o Brasileirão.

Carreira

Após encerrar a carreira em 2007, atuando pelo Olhanense-POR, Pepa teve a primeira oportunidade como treinador em 2009, no sub-19 do Taboeira, também de Portugal. Somente em 2013 teve a chance de comandar um time profissional, o Sanjoanense-POR.

Em seguida passou por Feirense, Moreirense, Tondela, Paços Ferreira e Vitória de Guimarães, até sair da terra natal e seguir para o Al Tai, da Arábia Saudita. De acordo com dados do site Transfermarkt, a recente carreira de Pepa soma 281 jogos, com 109 vitórias, 57 empates e 115 derrotas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por