Itabirinha de Mantena, cidade localizada na região Leste de Minas Gerais, é o sétimo município do Estado a decretar situação de emergência causado pelas chuvas. A Defesa Civil Estadual informou que o temporal que atingiu a região na madrugada de quarta-feira (21), causou vários transtornos e prejuízos para toda a população.
 
Conforme a Defesa Civil da cidade, a tromba d'água vinda da cabeceira do Córrego Itabirinha, causou uma enchente que fez casas desabarem, invadiu residências, danificou móveis, roupas, entre outros pertences, e deixou várias famílias desabrigadas, cujo número ainda não foi contabilizado. Ainda conforme a Comdec, cobertores, 100 colchões e mais de uma centena de cestas básicas já foram adquiridas para serem distribuídas entre os afetados.
 
Além de Itabirinha, os municípios de Senador Firmino, Itanhomi, Mabuí, Paula Cândida, Itaobim e Almenara, já decretaram situação de emergência. Já foram contabilizadas pela Defesa Civil, nove mortes em todo o Estado em decorrência das chuvas destes ano.