Vantagem do Cruzeiro no Brasileirão foi construída em casa

Alexandre Simões - Hoje em Dia
13/09/2014 às 10:15.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:11
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Os sete pontos que o Cruzeiro tem de frente sobre o São Paulo, na liderança isolada do Brasileiro, são fruto da excelente campanha do time de Marcelo Oliveira como mandante, pois dentro de casa conquistou 28 dos 30 pontos disputados, aproveitamento de 93,3%.

No Mineirão, onde atuou oito vezes, a Raposa ganhou todas as suas partidas. Além disso, é o único time que ainda não perdeu como mandante nesta Série A.

Nos seus dez jogos em casa, o São Paulo conquistou 21 pontos, com 70% de aproveitamento. São sete a menos que o Cruzeiro, exatamente a diferença que separa os dois times na classificação.

Até porque, como visitante, o tricolor é até mais eficiente que a Raposa. Os dois ganharam 18 pontos em 30. Nos critérios de desempate, o São Paulo leva vantagem no número de gols marcados (18 a 16).

Com a disputa da primeira rodada do returno, a 20ª no geral, todos os times da Série A passaram a ter dez partidas em casa e outra dezena fora, menos Corinthians (11) e Botafogo (9), pois o confronto entre eles, com mando dos cariocas, foi invertido para que o Itaquerão recebesse um evento-teste antes da Copa do Mundo.

A análise das classificações dos times como mandante e visitante explica muito mais que apenas a vantagem cruzeirense.

Visitante ruim

No caso do Atlético, o péssimo desempenho como visitante é o que impede o time de alcançar o G-4. Em casa, o Galo tem os mesmos 21 pontos que foram conquistados pelo vice-líder São Paulo e pelo Internacional, que é quarto colocado.

Quando jogou fora de Minas Gerais, o time de Levir Culpi conquistou apenas nove pontos em 30, sendo que seis deles foram nas quatro partidas como visitante antes da Copa do Mundo, quando somou duas vitórias e duas derrotas.

Depois do Mundial, em seis partidas, o aproveitamento atleticano é de apenas 17%. Em seis jogos, perdeu três e empatou o mesmo número.

Uma curiosidade é o fato de o Figueirense, que está invicto há oito rodadas, ter sua reação na competição baseada no desempenho fora de casa, pois somou 16 pontos como visitante e apenas nove como mandante.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por