Com 22% de aproveitamento fora de casa, pois em três partidas como visitante empatou duas e perdeu uma, o Atlético desafia neste domingo (18) um dos quatro times com 100% de aproveitamento dentro de seus domínios, o São Paulo, que em três partidas disputadas dentro do Morumbi venceu sempre por 2 a 0.

Iniciar a recuperação fora de casa é apenas um dos desafios do Atlético neste domingo, mas ele é a chave para mudar o rumo de um time, que segundo seu próprio comandante, está fora dos trilhos. As duas derrotas seguidas para os clubes que ocupavam a lanterna do Campeonato Brasileiro fizeram com que os questionamentos ao trabalho do técnico Roger Machado voltassem ainda com mais força.

Depois de sofrer um 2 a 0 do Vitória, domingo passado (11), no Barradão, em Salvador, quando os baianos ocupavam a última posição do Brasileirão, na última quarta-feira (14),  a derrota foi ainda mais sofrida, pois o 1 a 0 para um Atlético-PR, que herdou a lanterna do rubro-negro baiano, aconteceu diante de um adversário que teve um jogador a menos em campo desde os 39 minutos do primeiro tempo, o que evidenciou o momento ruim do Galo.

Na tentativa de reeditar os melhores momentos do seu time na temporada, o técnico Roger Machado muda a meneira de jogar. Volta a usar três volantes com o garoto Yago ganhando a vaga do meia-atacante Valdívia, que vai para o banco de reservas. Marlone também deixar a equipe para a volta de Cazares, que estava defendendo a seleção do Equador em amistososo nos Estados Unidos. No ataque, Fred, poupado diante do Furacão por causa de dor muscular, segue de fora e Rafael Moura comanda o ataque alvinegro mais uma vez.

Se Roger volta a contar com Cazares, no São Paulo, o técnico Rogério Ceni também conta com retornos importantes. O zagueiro Rodrigo Caio e o meia-atacante Cuevas, que estavam defendende as seleções de Brasil e Peru, respectivamente, em amistosos, são titulares e enfrentam o Atlético.  Além dos dois, os laterais-direitos Bruno e Buffarini e o volante Thiago Mendes, que estavam machucados, estão de voltam e podem ser escalados, o que aumenta consideravelmente as opções do treinador tricolor.

Uma certeza é que o centroavante Lucas Pratto enfrentará o Atlético pela primeira vez. Trazido para o mercado brasileiro pelo Galo, após se destacar no Vélez Sarsfield, o argentino revelou em entrevista coletiva, na última sexta-feira (16), que se marcar gol não pretende comemorar. Independentemente de comemoração ou não do Urso, se isso acontecer será um duro golpe na Massa alvinegra, que tem o maior artilheiro estrangeiro da história do clube como um de seus ídolos recentes.

A FICHA DO JOGO

SÃO PAULO
Renan Ribeiro; Lucão, Maicon e Rodrigo Caio; Bruno (Marcinho), Jucilei, Cícero (Thiago Mendes) e Junior Tavares; Marcinho (Gilberto), Cueva e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni

ATLÉTICO
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Felipe Santana e Fábio Santos; Yago, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Rafael Moura. Técnico: Roger Machado

DATA: 18 de junho de 2017
LOCAL: Morumbi (São Paulo)
MOTIVO: 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Neuza Inês Back, todos de Santa Catarina
TRANSMISSÃO: Globo e Premiere