De olho na Libertadores, Diego Aguirre busca honrar tradição uruguaia no Mineiro

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com
30/04/2016 às 19:02.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:13
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Hungria, Argentina, Peru, Paraguai... As nacionalidades estrangeiras estão longe de ser uma novidade no comando do Atlético. Mas um país vizinho, em especial, tem lugar de destaque na história alvinegra. A partir de hoje, na primeira final do Campeonato Mineiro contra o América, Diego Aguirre tentará se tornar o quarto uruguaio a conquistar um título oficial pelo Galo.

O treinador busca o bicampeonato estadual em solo brasileiro – em 2015, levou o Inter ao título gaúcho. Caso supere o Coelho, este será o primeiro troféu oficial pelo clube mineiro, uma vez que a Florida Cup, conquistada em janeiro, é uma competição amistosa.

É um jogo importante para nós. Falamos desde o primeiro dia que um dos objetivos era ser campeão mineiro. Precisamos de força máxima para cada um desses jogos, pois são decisões, e nós queremos tudo (Mineiro e Libertadores). Vamos pedir o esforço máximo dos jogadores"

Para alcançar o objetivo, Aguirre adiantou que mandará a campo o que tem de melhor, apesar das atenções divididas com o jogo da volta pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Racing, na quarta-feira.

“A expectativa é muito grande. Talvez algum jogador não jogue, mas é um momento difícil para deixar alguém de fora, porque são decisões e todos querem jogar. É importante tentar encaminhar para o próximo domingo”, disse.

Conterrâneos

Dentre os dez antecessores gringos de Aguirre, apenas os uruguaios conquistaram troféus oficiais, todos eles no Estadual.

O primeiro foi Ricardo Diez (mais famoso pelo título simbólico de “Campeão do Gelo” na Europa, em 1950), com o tricampeonato mineiro entre 1954 e 1956.

Em 1985, Walter Olivera assumiu o comando logo após pendurar as chuteiras e faturou o troféu tendo atuado como jogador e treinador na competição.

O "penta" uruguaio veio em 1999, com Dario Pereyra, último estrangeiro a dirigir o time antes de Aguirre.

O atual técnico, no entanto, quer ir ainda mais longe. Na Libertadores, ele tem o desafio e a oportunidade de tornar-se o primeiro treinador estrangeiro a conquistar um grande título no futebol brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por