Delegações reclamam de obras e se recusam a ocupar Vila dos Atletas

Folhapress
24/07/2016 às 22:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 19:59
 (Divulgação)

(Divulgação)

Delegações se recusaram a entrar no local e contrataram  funcionários para arrumar problemas de encanamento e limpeza. Além disso, um furto foi relatado.

O caso mais grave envolveu a Austrália. A chefe de missão da delegação, Kitty Chiller, disse em nota que nenhum atleta do país vai para o alojamento por enquanto.

"É a minha quinta Olimpíada, e eu não havia presenciado esse estado, ou melhor, essa falta de estado, em um período como esse", declarou.

Em visita ao espaço, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que os problemas serão superados. 

"É natural que haja ajustes a fazer. Estou quase botando um canguru na frente do prédio deles [Austrália] para ficar pulando e eles se sentirem em casa", afirmou.

Em resposta ao prefeito, o diretor de comunicação do comitê australiano, Mike Tancred, voltou a criticar a condição das instalações cedidas aos atletas do país na vila. 

"Nós agradecemos essa gentil oferta do prefeito, mas nós não precisamos de cangurus, precisamos de encanadores para dar conta dos lagos que encontramos nos apartamentos", declarou, indagado pela reportagem.

Chiller disse que foram feitos testes com componentes dos apartamentos e houve vazamento e um forte cheiro de gás. Outros testes, como de incêndio e encanamento, serão realizados.

"Eu observo sobretudo a melhor condição para meus atletas. E, neste momento, eu não estou preparada para deixá-los entrar neste ambiente. Há agora uma equipe de encanadores em cada andar, em cada apartamento, para arrumar vazamentos", completou.

Além da Austrália, a seleção feminina de futebol da Suécia suspendeu a entrada na vila. O grupo estava hospedado em um hotel no Rio e entraria na residência oficial dos atletas neste domingo, mas desistiu da mudança.

As delegações do Brasil, Estados Unidos, Itália e Holanda pagaram por conta própria funcionários que realizaram obras de acabamento em alguns apartamentos.

As equipes contrataram terceirizados para diferentes funções, desde colocação de lâmpadas a ajustes de encanamento e trabalho de limpeza. Não há informações de quanto foi desembolsado pelas delegações.

As delegações de Israel, Alemanha e Itália foram as primeiras a chegar ao complexo, no início da manhã deste domingo. O local foi aberto para os atletas às 8h.

Fora os problemas nas acomodações, os organizadores registraram o furto de um laptop de sua equipe neste sábado (23) e pediram reforço da segurança privada nos apartamentos do local.

Apesar das críticas, alguns atletas e delegações não fizeram queixas e até elogiaram a instalação cedida.

O jogador afirmou que "tudo estava funcionando".

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por