Depois de quase um mês de temporada, o atacante Robinho, recuperado de uma pequena fratura na coluna, inicia pela primeira vez uma partida como titular do Atlético em 2017. Será neste sábado (25), no confronto contra o Democrata-GV, às 16h30, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Será praticamente o ponto de partida de um desafio que o camisa 7 alvinegro carrega em 2017: ser o primeiro jogador, neste século, artilheiro do Estadual por dois anos seguidos.

A última vez que isso aconteceu foi nas edições de 1999 e 2000, que tiveram, Ditinho da URT, como artilheiro, com 12 e 14 gols, respectivamente. No segundo ano, ele teve a companhia de Joãozinho, do Ipatinga.

Teoricamente, Guilherme, com a mesma camisa 7 atleticana de Robinho, foi artilheiro de dois Estaduais seguidos, em 2001 (10 gols) e 2003 (13), pois em 2002, América, Atlético, Cruzeiro e Mamoré não participaram do Mineiro.

Na história, os goleadores da competição em 2002 são Gustavinho (Caldense), Alex Rossi (Ipatinga) e Marcelo Soares (Tupi), todos com oito gols. As maiores sequências de artilharia no Mineiro pertencem a dois cruzeirenses. Ninão, goleador em 1928 (43 gols), 1929 (33) e 1930 (18). E Tostão, já na Era Mineirão, em 1966 (18), 1967 (20) e 1968 (20).

RETOMADA
A fissura na coluna, no amistoso entre Brasil e Colômbia, dia 25 de janeiro, no Engenhão, que teve a renda revertida para os familiares das vítimas da tragédia com a delegação da Chapecoense, interrompeu a pré-temporada de Robinho e deu aos concorrentes a chance de abrir vantagem. 

A maior delas pertence ao companheiro Fred, artilheiro isolado do Estadual com cinco gols, sendo que o último deles, na goleada de 4 a 1 sobre o América, domingo passado, no Mineirão, quando ele balançou a rede três vezes, saiu de uma assistência de Robinho. Com três gols aparecem o cruzeirense Ábila, que é reserva, e outro companheiro, o hoje meia Danilo.

Apesar da diferença, principalmente em relação a Fred, no ano passado, Robinho começou a disputar o Campeonato Mineiro na quinta rodada. O primeiro gol só saiu na sexta, em dia de hat-trick, numa goleada de 4 a 1 sobre o Boa Esporte, no Independência.

Robinho, que no clássico contra o América, domingo passado, jogou menos de 30 minutos, não é a única novidade no time de Roger Machado. Poupado por causa da sequência de partidas, o zagueiro Leonardo Silva nem foi a Governador Valadares com a delegação. Felipe Santana, que começou a temporada como titular, formará novamente dupla com Gabriel. O treinador alvinegro levou apenas 20 jogadores na delegação, que não conta, por exemplo, com os atacantes Clayton e Hyuri.

FICHA TÉCNICA

HORÁRIO:16H30.
LOCAL: ESTÁDIO MAMUDÃO (GOVERNADOR VALADARES). 
ARBITRAGEM: Eemerson de Almeida Ferreira, auxiliado por Ricardo Júnio de Souza e Leandro Salvador da Silva. 
TRANSMISSÃO: Globo e Premiere

Democrata-GV: Ramon; Alan, Renato Santos, Wellington e Gérley; Glaydson e Victor Guilherme, Márcio Diogo, Andrey e Thiaguinho (Alax); Rafael Tanque. Técnico: Eugênio Souza
Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias e Danilo; Otero, Fred e Robinho. Técnico: Roger Machado