livro

Livro infantojuvenil será lançado nesta quarta, na academia de goleiros de Victor

 

Batman e Cyborg estão nas telas de cinema, defendendo o planeta contra um temível alienígena, mas um dos ilustradores destes super-heróis acaba de completar uma importante missão em Belo Horizonte: desenhar uma inesquecível partida entre o Atlético de craques do passado com o Galo campeão da Copa de Libertadores de 2013, para responder à pergunta “Qual é o melhor Atlético de todos os tempos?”.

Responsável por dar traço e cores a personagens como os da Liga da Justiça, além de Lanterna Verde e Hulk, o mineiro Júlio Ferreira assina as ilustrações do livro infantojuvenil “Nosso Time é Imortal” (Grupo Editorial Letramento), que será lançado nesta quarta-feira (29), a partir das 18h, na unidade Horto da Muralha Academia de Goleiros, de Victor, quando o camisa 1 apresentará o projeto social “Muralha da Esperança”.

Além de ser um dos protagonistas da história criada pelo jornalista Paulo Henrique Silva, autor de “Sempre Acreditamos – Três Anos que Mudaram a História do Atlético”, Victor escreve o texto da contracapa, em que lembra a emoção da conquista do título continental. “Assim como tive a oportunidade de mudar a história do clube, a minha vinda para o Atlético, com certeza, mudou a minha vida também”, observa no livro.

“Nosso Time é Imortal” acompanha duas gerações: a que vibrou com o Galo sendo campeão brasileiro de 1971 e aquela que viu de perto a equipe comandada por Victor conquistar a Libertadores. Dois momentos mágicos na trajetória do clube estampados na relação entre um pai que nunca desistiu do alvinegro, mesmo nos momentos mais difíceis, e o filho que deixa de lado o videogame a tempo de tirar da garganta o grito de campeão, em 2013.

"Para o atleticano não existe 'só um jogo', 'só um campeonato', 'só o meu time do coração'... Tudo a respeito do Galo é grandioso, é catártico, é sentimento à flor da pele. E é esse caráter épico que eu tentei traduzir em imagens pra ilustrar a história emocionante com a qual o Paulo nos brinda...", observa Júlio, assíduo colaborador da DC Comics, editora de onde saíram os super-heróis da Liga da Justiça.

Para Paulo Henrique Silva, que também é crítico de cinema e já escreveu sobre os principais filmes de super-heróis, a publicação ajuda a preencher uma lacuna: a falta de literatura sobre o Galo. “Há muitos livros que são relatos históricos, em forma de texto de pesquisa ou crônica, mas ainda são poucos aqueles que recorrem à ficção para exprimir a grandeza do clube e a presença dele em nosso imaginário”, registra o autor.

Bolsas gratuitas
Com o apoio da Cemig, a Muralha Academia de Goleiros e o Projeto Muralha da Esperança realizarão uma aula para goleiros e seleção para bolsistas na unidade do Horto.  O objetivo é abrir vagas gratuitas para atender crianças e adolescentes em situação de risco e tenham oportunidade de praticar o esporte de maneira saudável e acompanhada por grandes profissionais da área, que poderão a todos os alunos de forma clara e eficiente.
 

 

GALO
Jogadores como Nelinho e Reinaldo ganham o traço de Júlio Ferreira, da DC Comics


Programação

18h – Abertura do evento

18h30 – Entrevista coletiva

19h – Início das atividades em campo

20h30 – Encerramento

 
“Nosso Time é Imortal”
Autores: Paulo Henrique Silva e Júlio Ferreira
Grupo Editorial Letramento
Preço: R$ 38
Já disponível nas lojas do Galo e pelo site da editora Letramento


Lançamento “Nosso Time é Imortal” e projeto “Muralha da Esperança”
Dia: 29/11
Horário: 18h
Local: Rua Pitangui, 3522 (ao lado do estádio Independência)
Entrada gratuita