Duelo entre Cruzeiro x Corinthians revive torneio da década de 1990

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
29/09/2017 às 16:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:48
 (Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

(Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

 A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva um duelo que faz reviver a Supercopa do Brasil, extinta competição disputada em apenas duas edições, no início da década de 1990. 

Neste domingo (1), às 16h, Cruzeiro e Corinthians se enfrentam no Mineirão e fazem o confronto do vencedor da Copa do Brasil com o virtual campeão nacional desta temporada.

Ainda de “ressaca” após a vitória nos pênaltis que lhe rendeu o quinto título do torneio mata-mata, sobre o Flamengo na última quarta-feira, a Raposa terá pela frente o forte alvinegro paulista, que soma 54 pontos na Série A e caminha a passos largos rumo ao título da competição mais importante e longa do calendário brasileiro.

Supercopa

Torneio disputado entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil no ano anterior, a Supercopa foi criada em 1990 e extinta logo após a temporada seguinte. No ano inaugural, Vasco e Grêmio se enfrentaram em jogos de ida e volta, sendo o Tricolor o campeão. Na segunda e derradeira disputa, o Corinthians superou o Flamengo em jogo único, realizado no Morumbi, em São Paulo, e ficou com a taça.

Sem o apelo esperado, apesar de inspirada no modelo europeu, a competição acabou engavetada e, mesmo com a ideia de reativá-la nos últimos anos, os planos não foram a diante. Um embate entre Cruzeiro e Atlético após os títulos nacionais em 2014 chegou a ser ensaiada, mas não saiu do papel.

Ressaca boa

Vivendo dias de êxtase e comemorações após mais uma importante conquista, o Cruzeiro volta as atenções para o Brasileirão e tenta terminar a temporada dando ainda mais orgulho aos torcedores. 

Coincidentemente, a “ressaca” da Raposa neste domingo será compartilhada com o mesmo Corinthians que enfrentara em 2009, logo após perder a Libertadores, em casa, contra o Estudiantes-ARG.

Naquele 19 de julho, os paulistas aproveitaram o drama celeste e, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, arrancaram uma vitória por 2 a 1 em pleno Gigante da Pampulha. O gol do time mineiro foi marcado por Kléber Gladiador.

Para o duelo do fim de semana, a expectativa é totalmente diferente. Apesar da dificuldade esperada diante do líder do Brasileiro, a certeza é de uma grande partida e de arquibancadas coloridas de azul e branco ainda em clima de festa.

Caso saia vitorioso, o time de Mano Menezes ficará mais ainda na cola do G-4 da Série A.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por