Dunga usa competição como ‘laboratório’ olímpico e relega mundial da Rússia

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
03/06/2016 às 22:10.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:44
 (Leo Correa/Divulgação/CBF)

(Leo Correa/Divulgação/CBF)

A presença da Seleção na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, é uma incerteza. Na sexta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, nem a repescagem o time do técnico Dunga pegaria neste momento, em que 33% das partidas já foram disputadas.

 Mas o treinador parece não se preocupar com isso, pois a Copa América do Centenário, que começa hoje para o Brasil, com o confronto contra o Equador, às 23h (de Brasília), no Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos, será usada como uma espécie de “laboratório” para jogadores que ele pretende convocar para os Jogos do Rio de Janeiro, em agosto, quando acontecerá mais uma busca pelo inédito ouro olímpico.

 Diante da situação dramática nas Eliminatórias, o período de preparação e disputa da Copa América seria um tempo considerável para que Dunga pudesse armar e preparar seu time para encarar as seis rodadas que serão disputadas no segundo semestre.

 Em setembro, o Brasil encara Equador (Quito) e Colômbia (Manaus). Em outro, encerra o turno, recebendo a Bolívia, e inicia o returno contra a Venezuela, como visitante. O calendário da Seleção em 2016 será encerrado em novembro contra Argentina e Peru.Editoria de Arte

Desfigurada

 O problema é que as experiências de Dunga para a Olimpíada, somadas aos cortes, desfiguraram a Seleção que está nos Estados Unidos. Dos 23 jogadores que foram à Copa América do ano passado, no Chile, apenas nove vão participar da edição deste ano.

 Com um grupo que mescla titulares absolutos, como Daniel Alves, Elias e Willian, mas também jogadores exclusivamente da equipe olímpica, como Rodrigo Caio, Douglas Santos e Gabriel, Dunga não conseguirá nos Estados Unidos trabalhar nem uma equipe, nem a outra.

 Além de não aproveitar o período nos Estados Unidos para treinar a Seleção Principal, Dunga desfalcou clubes brasileiros, pois seu grupo conta com oito atletas que atuam no País. Deles, apenas o volante Elias, do Corinthians, será titular, pois o goleiro Alisson foi para a Roma, da Itália.

 Ainda hoje, jogam Costa Rica x Paraguai, às 18h30 (de Brasília), pelo Grupo A, e Haiti e Peru, às 20h30, pelo B, o mesmo do Brasil.

 FICHA TÉCNICA
Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Gil e Filipe Luis; Casemiro, Elias e Renato Augusto; William, Jonas e Philippe Coutinho. Técnico: Dunga
Equador: Domínguez; Walter Ayoví, Erazo, Achilier e Juan Paredes; Jefferson Montero, Gruezo, Noboa e Antonio Valencia; Miller Bolaños e Enner Valencia. Técnico: Gustavo Quinteros
Horário: 23h (horário de Brasília)
Local: Rose Bowl (Pasadena)
Aribtragem: Julio Bascuñán, auxiliado por Carlos Astroza e Christian Schiemann (Chile)
Transmissão: Globo e SporTV

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por