Em 2012/13, Galo levou 26 jogos da Série A para perder 19 pontos, marca atual em nove partidas

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
24/07/2017 às 20:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:43
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Os 19 pontos perdidos pelo Atlético em 27 disputados no Independência neste Campeonato Brasileiro, aproveitamento de 29,6%, se transformam numa marca ainda mais impressionante quando comparados com o desempenho do clube no início da sua história na nova arena, inaugurada em abril de 2012, quando foi criado pela torcida o bordão: “Caiu no Horto, tá morto!”, que embalou a conquista da Copa Libertadores de 2013.

Numa comparação envolvendo apenas a Série A do Campeonato Brasileiro, nas 19 partidas em que foi mandante em 2012, o Galo perdeu apenas dez pontos, frutos de cinco empates, pois o time de Cuca ficou invicto em casa naquela campanha do vice-campeonato em que venceu 14 jogos no Independência.

Os 19 pontos perdidos pelo Atlético, no Independência, no Brasileirão, no início da sua história na nova arena, só foram acontecer no final do turno da edição de 2013, com o empate por 2 a 2 com o Fluminense, em 4 de setembro, pela 18ª rodada.

Foram 26 jogos, quase três vezes mais que o número atual, e com apenas uma derrota, oito empates e 17 vitórias. O aproveitamento do time comandado por Cuca foi de 75%, mesmo assim porque em 2013 a equipe ganhou a Copa Libertadores e deu uma relaxada no Brasileirão nos jogos seguintes à conquista.

A única derrota mesmo, por 2 a 1, para o Atlético-PR, a primeira do Galo no novo Independência, aconteceu em 31 de julho de 2013, uma semana após o título da Copa Libertadores, que naquele jogo foi comemorado no principal palco alvinegro no torneio, pois o Horto recebeu seis das sete partidas atleticanas na memorável campanha. A partida marcou ainda a despedida do meia-atacante Bernard, que tinha sido vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

38 PARTIDAS

Se for considerada toda a história atleticana no novo Independência, fica ainda mais evidente que a marca do Atlético neste Campeonato Brasileiro está muito distante do que o clube já alcançou no Horto no início da sua trajetória na nova arena.

Somando-se todas as competições, o Atlético foi completar 19 pontos perdidos depois de 38 jogos, número que equivale a todo um Campeonato Brasileiro.

Nessas 38 partidas, o Atlético perdeu apenas uma. Somou oito empates e venceu 29 confrontos. Atualmente, no Brasileirão, o Galo amargou no último domingo (23), diante do Vasco, a terceira derrota seguida no Independência.

Agora, o Atlético ficará dez dias distante do Independência. Na próxima quarta-feira (26) decide uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil diante do Botafogo, no Engenhão, com a vantagem de ter vencido a ida, no Horto, por 1 a 0. No próximo domingo (30), encara o Coritiba, no Couto Pereira, em Curtiba, pela 17ª rodada do Brasileirão.

O retorno do Galo ao Independência, caso o jogo não seja transferido pela diretoria do clube para o Mineirão, será em 2 de agosto, quando recebe o líder e invicto Corinthians, pela 18ª rodada da Série A, em partida marcada para às 21h45. Com certeza, uma vitória terá sabor dobrado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por