Em pior temporada como mandante, Atlético busca recorde positivo contra o Santos

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
03/11/2017 às 19:56.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:32
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O Atlético entra em campo neste sábado (4) podendo, pela segunda rodada consecutiva, bater um recorde no Campeonato Brasileiro. Nesta partida contra o Santos, contudo, a marca histórica a ser alcançada seria positiva.

Depois de sacramentar com três rodadas de antecedência a pior participação como mandante na atual fórmula da Série A (desde 2006, com 20 clubes), o bipolar time alvinegro tem a chance de estabelecer a sua melhor campanha como visitante em toda a Era dos Pontos Corridos.

Se vencer o Peixe, às 17h, na Vila Belmiro, o Galo chegará a 29 pontos conquistados fora de casa. Assim, superará, também com três rodadas de antecipação, os 28 acumulados na caminhada do vice-campeonato nacional em 2015.

Em termos de pontuação, esta marca está empatada com a atingida em 2003. O rendimento na primeira edição dos pontos corridos, no entanto, é menor, pois os primeiros anos foram disputados com 24 clubes e, portanto, quatro partidas a mais na condição de visitante.

Desde a chegada do técnico Oswaldo de Oliveira, o Atlético ainda não foi derrotado fora de casa. Pelo Brasileirão, foram duas vitórias (Atlético-PR e Cruzeiro) e um empate (Sport).

“Vejo um crescimento bastante satisfatório. A rapaziada tem respondido de forma unânime, vejo no semblante de todos eles uma vontade muito grande de acertar e transformar bons jogos em bons resultados”, avaliou o treinador após o último treino antes da viagem.

DECEPÇÃO

Já o quadro em Belo Horizonte é o oposto, com rendimento de apenas 33,3%. Após o empate sem gols diante do Botafogo no último domingo, o Galo pode agora chegar no máximo a 25 pontos em casa (43,8%). 

Mesmo que vença os jogos restantes (Atlético-GO, Coritiba e Grêmio), o time mineiro não conseguirá superar os 49,1% obtidos em 2010, já na atual fórmula da Série A.

E ainda corre o risco de ficar abaixo inclusive dos 34,9% (22 pontos) registrados em 2005, no antigo sistema com 24 clubes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por