Um fantasma que resolveu implicar com o mineiro Sérgio Sette Câmara nos tempos da F-3 europeia resolveu aparecer também na Fórmula 2. Por mais que os pilotos não gostem de falar em azar, é difícil usar outra explicação quando fatores externos comprometem o desempenho na pista.
Ano passado foram duas poles perdidas por causa da regra que determinava a perda de 10 posições no grid em dois eventos quando da troca de motor – o que foi modificado na F-3 justamente para evitar que episódios como o do mineiro se repitam.

Na semana passada, a alegria pelo resultado sensacional nos treinos para a sexta etapa da F-2 durou pouco. O suficiente para que os comissários da categoria constatassem que, no tanque do Dallara 14, não havia ao menos um litro de combustível para verificação, o que jogou Serginho da segunda para a vigésima posição, embora não tivesse efeito prático no desempenho.

Consequência de um cochilo da equipe holandesa MP Motorsport, que trocou de forma preventiva o motor do carro, mas se esqueceu que a unidade nova consumia mais gasolina, baseando-se nos números da que foi retirada. Na pista, o piloto de Belo Horizonte fez o que pôde, com um 16º na corrida no sábado e mais um top-10 no domingo (décimo lugar, muito próximo da zona de pontuação.

Depois de uma reunião com o time para aparar as arestas e cobrar maior atenção, e de superar a decepção pela chance real de pódio que escapou, a ordem para este fim de semana, em Silverstone (Inglaterra), um dos templos da velocidade internacional, é manter o foco apenas no que deu certo e buscar, agora sem sustos, resultados à altura do potencial demonstrado na categoria de acesso à F-1.

Treino

Assim como a pista de Red Bull Ring, o traçado da região de Northamptonshite é sinônimo de boas recordações para Serginho. Foi nele, em 2015, que teve início sua primeira temporada completa no Europeu de F-3.


E, mais do que isso, onde comandou pela primeira vez um F-1, nos testes extraoficiais do ano passado – acelerou a Toro Rosso STR11 Ferrari, impressionando pela rápida adaptação e por se sentir à vontade ao dividir curvas e retas com pilotos como o campeão mundial Kimi Räikkönen. “Tenho ótimas lembranças, inclusive de um susto a mais de 200 quilômetros por hora”.

RÁPIDAS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MAIS UM

TRACKMIX, NO CIRCUITO DOS CRISTAIS

Já estão abertas as inscrições para o 5º Trackmix, dia de treinos livres coletivos para as duas rodas no Circuito dos Cristais, em Curvelo, dia 29. Além de permitir aos entusiastas do motociclismo acelerar com segurança em um dos mais desafiadores traçados do país, o evento serve ainda como preparação para a terceira etapa do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, no dia 20 de agosto. A programação do evento prevê seis sessões de pista de 20 minutos cada, com cronometragem, equipe de sinalização, assistência médica e estrutura para montagem e calibragem de pneus e reabastecimento, ao custo de R$ 490. Os interessados em participar podem obter maiores informações pelo Whatsapp (31) 99106-5614 ou pelo e-mail atendimentotechtime@gmail.com.

FERAS DO ENDURO FIM ACELERAM

NA QUINTA DO BRASILEIRO

Com a presença dos melhores pilotos da modalidade no país e feras gringas como o português Luís Oliveira, que compete pelo time de Felipe Zanol, Paraopeba sedia, sábado e domingo, a quinta etapa do Brasileiro de Enduro FIM (velocidade). O Enduro Kalango de Xuteira (homenagem à equipe responsável pelo levantamento do percurso, sediada no município da Região Central) promete desafiar a técnica dos pilotos nas diversas categorias, com o visual do Cerrado compondo o panorama do percurso. Entre os favoritos à vitória estão os mineiros Rômulo Bottrel (Orange BH KTM) e Pélmio Simões, respectivamente líderes nas classes E3 e Over 45, além de Júlio Ferreira (Zanol Honda), terceiro colocado na Enduro GP.

IBITIPOCA OFF-ROAD GANHA LOJA OFICIAL

EM JUIZ DE FORA PARA A 28ª EDIÇÃO

Uma das mais tradicionais e concorridas provas de regularidade do fora de estrada brasileiro conta com novidades em sua 28ª edição. Marcado para os dias 5 e 6 com largada e chegada em Juiz de Fora e percurso passando por cidades como Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca, o Ibitipoca Off-Road conta com uma loja oficial montada no segundo andar do Mister Shopping, oferecendo toda a linha de produtos oficiais do evento. Mais uma vez a expectativa dos organizadores é pela participação de 550 veículos (entre as motos as inscrições foram encerradas antecipadamente).