Empresário de BH e campeão olímpico se unem para travessia pelo atlântico

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
25/10/2015 às 07:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:12
 (Divulgação)

(Divulgação)

Um empresário de Belo Horizonte começa hoje uma aventura única, em que vai atravessar o oceano atlântico em um veleiro.

Trata-se de Renato Araújo, de 51 anos, que, ao lado do campeão olímpico Eduardo Penido, parte hoje de Le Havre, na França, em direção à cidade catarinense de Itajaí.

Ao todo, os dois vão percorrer aproximadamente dez mil quilômetros em aproximadamente 20 dias, pela Transat Jacques Vabre, considerada a maior travessia oceânica do mundo.

“Essa será uma campanha histórica para a vela brasileira de oceano. Comparando com o Brasil 1 da Volvo Ocean Race, em 2005, nossa jornada parece mais difícil. A logística da prova, só com dois a bordo, e o desafio de afinar o barco para a regata tornam tudo mais complicado. Mas espero que a gente tenha sucesso nessa empreitada’’, diz Renato.

A dupla surgiu meio que ao acaso. Em janeiro de 2015, em uma feira náutica de Dusseldorf, na Alemanha, os dois se encontraram com objetivos distintos. Renato queria conhecer novos veleiros e, quem sabe, adquirir um.

Já Eduardo Penido, além de atleta e especialista no segmento náutico,prospectava clientes para projetos. Porém, após uma conversa, Renato deu a deixa que o amigo queria ouvir. “Eu tenho o objetivo de fazer uma regata como a Transat Jacques Vabre.

A partir dali, os dois fizeram um projeto e montaram um barco da Classe 40, sob a orientação do campeão olímpico, até que surgiu o Zetra, barco em homenagem à empresa de Renato. Mas se engana quem pensa que o empresário veleja há muito tempo. Morador de BH desde 1994, Renato só veleja há oito anos.

“Essa será minha primeira experiência em grandes regatas. Aprendi a velejar em 2007, na Lagoa dos Ingleses, com um barco da classe Laser. Na época não tinha nenhuma pretensão de ser velejador. Porém, me apaixonei por barcos”, conta o empresário.

Tempo ruim

E para a primeira empreitada, Renato já começará muito desafiado. “Parece que logo na primeira noite vamos pegar uma grande tempestade, com direito até a um pequeno furacão, mas estamos prontos pra tudo isso”, conclui ele.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por