O Atlético está classificado para a segunda fase do Campeonato Mineiro (quartas-de-final), mas ainda precisa confirmar a colocação final da primeira fase neste domingo, diante do Tombense, na última rodada. O máximo que o time alvinegro poderá finalizar é no terceiro lugar - seu atual posto -, e o mínimo é a sétima colocação.

Assim, um confronto precoce contra o arquirrival Cruzeiro - que tem a liderança garantida - já na próxima etapa está matematicamente descartado. Isso porque o alvinegro não consegue ser ultrapassado pelas cinco equipes logo atrás dele (Tombense, Boa, Tupi, Patrocinense e URT). O máximo que poderá acontecer é ele ser superado por quatro delas, indo para sétimo colocado. 

O que "inviabiliza" esse encontro entre celestes e alvinegros já nas quartas de final - que seria disputado em jogo único no Mineirão - é justamente o duelo entre URT e Boa Esporte em Patos de Minas, nesta 11ª rodada.

Ambos teriam de somar três pontos para deixar o Galo para trás. Entretanto, só um poderá ficar à frente do Atlético na tabela, já, independente do resultado no Zama Maciel, um irá tirar ponto do outro. 

E mesmo assim, para que o Atlético vá para a sétima colocação, é necessária a combinação improvável de resultados. Primeiro a derrota do Galo diante do Tombense (sendo que o Atlético tem um bom saldo de gols, de +6). E depois o Patrocinense, com 12 pontos, teria de golear o Cruzeiro em Patrocínio-MG, sendo que a equipe do interior de Minas tem sete gols a menos no saldo comparativo ao alvinegro de BH. 

A URT, também para superar o Atlético na tabela de classificação, teria de vencer o Boa Esporte num massacre de gols. Afinal, a equipe Trovão Azul tem -3 de saldo, ou seja, nove gols atrás do saldo do alvinegro. 

SEMIFINAIS

O confronto entre Atlético e Cruzeiro nas semifinais é possível, mas difícil. Isso porque, se o Galo terminar a primeira fase em terceiro lugar, necessariamente só encontrará a Raposa numa hipotética final. O chaveamento da semifinal é feito através das campanhas da primeira fase dos quatro sobreviventes das quartas de final.

Assim, o Cruzeiro será o primeiro colocado em todas as fases, e sempre irá enfrentar, entre os sobreviventes, o time que teve a pior campanha da primeira fase. Nas quartas de final, é o oitavo colocado da etapa classificatória, nas semifinais, será a equipe de quarta melhor campanha na fase inicial.