Esporte em Pauta: como volante, Guerreiro é um ótimo zagueiro

Vinícius Las Casas - Do Portal HD
26/11/2012 às 10:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:37
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O ano acabou para o América. Atlético e Cruzeiro convivem com sua última semana e uma das mais movimentadas, com um clássico com pouca ambição de ambos os lados. Pelo Galo, o sonho é uma premiação maior (R$ 6 milhões pelo vice; R$ 4 milhões para o terceiro), além da classificação direta para a Libertadores. No lado celeste, a motivação está em prejudicar o rival.

Como o ritmo é de fim de ano, o Esporte em Pauta ajuda os mineiros a planejarem 2013.

Leandro Guerreito TEM que ser zagueiro

Incrível como Leandro Guerreiro é um volante mediano e um zagueiro acima da média. Nos jogos que fez nessa posição foi, de longe, o melhor defensor celeste na temporada. Antecipação, tempo de bola, bom jogo aéreo e firme no desarme são características que já conhecemos de Guerreiro. Mas elas eram mascaradas quando ele atuava no meio de campo, em um espaço maior para ser coberto, e um função que também o obrigava a sair para o jogo.

Leandro carece de maior qualidade no passe, drible e lançamento, características necessárias a um volante no futebol moderno. Pela idade mais avançada, para os padrões do futebol, 34 anos, o jogador também não demonstra a mesma velocidade e agilidade de outrora.

Ou seja, atuar em um espaço mais reduzido e que tenha a parceria de um outro companheiro na contenção podem ser a solução para prolongar a carreira em alto nível.

Com Guerreiro, o Cruzeiro ganha um bom nome para montar a sua zaga em 2013. Faltam mais dois nomes: um lateral-esquerdo e outro defensor. Afinal, na ala direita, Ceará também pode ser considerado um bom nome para a titularidade.

Galo precisa de mais dois velocistas

Com a dispensa de Danilinho, o Atlético ficou apenas com Bernard com características para atuar no esquema montado por Cuca. O treinador bolou um sistema que os pontas atuam na organização das jogadas, mas, principalmente, evitam a subida dos laterais, com uma marcação ferrenha.

Berola, Escudero e Guilherme não tem cacoete para a marcação. Já Serginho não consegue apoiar com a qualidade de um homem de frente. Desta forma, o Galo ficou manco e não conseguiu repetir as grandes atuações do primeiro semestre.

Para 2013, o Atlético já procura pelo menos um nome para fazer essa função. No futebol europeu, um atacante velocista brasileiro já foi sondado por dirigentes atleticanos. O nome agrada e o Alvinegro busca soluções para repatriar o jogador. No entanto, é pouco. Em caso de contusão, novamente, o Galo ficará sem opções. Então, a alternativa é contratar ao menos mais um ágil homem que atua pelos lados do campo, pelo menos para compor o banco de reservas.

Empréstimos podem ajudar o Coelho

O Goiás foi campeão brasileiro da Série B neste ano por diversificar seus contatos. Procurou jogadores emprestados em diferentes clubes da Série A e contratou atletas que tinham passagens por grandes clubes. A experiência e o talento deles, além de evitar um gasto alto em contratações, possibilitou o Esmeraldino a realizar grande campanha, subir para a Série A e levar o caneco.

Essa é a solução para o América. Estreitar os laços com os principais clubes do país e pinçar jogadores jovens, mas que não estejam sendo bem aproveitados. Com o Galo, o Coelho já tem um relacionamento bom, o que possibilitou que Marcos Rocha estivesse por duas temporadas no Lanna Drummond.

Contudo, a solução é abranger essa rede de contatos e envolver Fluminense, Internacional, Grêmio e Cruzeiro. Times com boas categorias de base, mas que demoram a aproveitar os jovens revelados. O técnico Vinícius Eutrópio, com sua atuação no futebol carioca, pode fazer essa ponte no Rio de Janeiro. Vale lembrar que sua ex-equipe, o Duque de Caxias, tinha um artilheiro revelado na base do Fluminense.

Rapidinhas:

* Assisti a vitória do Cruzeiro sobre o Coritiba no Camarote da Brahma no Independência. Espaço bem legal dedicado ao futebol, com enfoque em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a gente sabe que os torcedores participam de promoções e são agraciados com uma visita ao local. Vamos torcer para que essa ideia seja importada e que os mineiros também possam assistir seu time no Camarote da cervejaria.

* O que você pensa de Guardiola na seleção brasileira? O Lance! apurou que o treinador sonha em dirigir o Brasil. Entretanto, parece que os dirigentes não tem os mesmo desejo. Uma pena.

* NBB e Superliga começaram neste final de semana. A tendência é que o Cruzeiro dispute o título masculino do vôlei. Já no basquete, o Minas deve fazer figuração; o Uberlândia tende a estar mais próximo ao topo. Ainda assim, no NBB, acho que é difícil que o título fique me Minas Gerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por