'Estrangeirão': Campeonato Brasileiro reúne quase 50 jogadores de outras nacionalidades

Cristiano Martins e Alexandre Simões
esportes@hojeemdia.com.br
12/04/2018 às 20:34.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:19
 (Bruno Cantini/Washington Alves/Divulgação)

(Bruno Cantini/Washington Alves/Divulgação)

O Campeonato Mineiro de 2018 terminou com os holofotes voltados para o uruguaio Arrascaeta e o venezuelano Otero. Em São Paulo, o colombiano Borja foi o artilheiro, e o paraguaio Balbuena figurou ao lado dele na seleção do Estadual. No Carioca, os argentinos Andrés Rios e Joel Carli foram os personagens das finais, enquanto Desábato foi eleito como um dos destaques.

Se considerados os cenários nos três Estados onde se concentram todos os títulos do Campeonato Brasileiro por pontos corridos (desde 2003), a expectativa é que a nova temporada da Série A, disputada a partir deste sábado, tenha novamente alguns protagonistas estrangeiros.

No ano passado, a principal competição da CBF registrou um recorde de jogadores de outras nacionalidades. Com três atletas do Atlético (Erazo, Cazares e Otero) e mais seis do Cruzeiro (Caicedo, Romero, Cabral, Arrascaeta, Messidoro e Ábila), o torneio chegou a um total de 69 gringos nos gramados.

Atualmente, os times da Primeira Divisão reúnem 49 estrangeiros (veja a lista completa abaixo). Este número, porém, ainda pode aumentar, pois as inscrições de novos nomes terminam só no dia 4 de setembro. Vale ressaltar que este período compreende a Copa do Mundo e toda a janela de transferências, encerrada em 20 de julho.

Conforme o regulamento vigente, os clubes podem relacionar até cinco atletas de outros países a cada jogo. É este o total de gringos presentes hoje nos elencos de Flamengo e Vasco, líderes no ranking. O América, por sua vez, é o único time da Série A com 100% de brasileiros.

Prêmios

Na Era dos Pontos Corridos, dois estrangeiros já foram os destaques individuais da competição, tendo recebido os troféus Craque do Brasileirão (Globo/CBF) e Bola de Ouro (Placar/ESPN). São eles os argentinos Carlos Tévez (2005) e Darío Conca (2010), por Corinthians e Fluminense, respectivamente.

Na atual temporada, seis jogadores foram eleitos para as seleções dos maiores campeonatos estaduais do país: Otero (Atlético), Balbuena (Corinthians), Kannemann (Grêmio), D’Alessandro (Internacional), Borja (Palmeiras) e Desábato (Vasco).

Copa do Mundo

Apesar da pausa prevista pela CBF, seis rodadas do Brasileirão 2018 serão prejudicadas pelo Mundial, devido à agenda de apresentações e descansos exigida pela Fifa.

Com base nas convocações mais recentes das Seleções sul-americanas, ao menos cinco equipes devem sofrer desfalques: Cruzeiro (Arrascaeta), Flamengo (Trauco e Guerrero), Palmeiras (Borja), São Paulo (Cueva) e Vasco (Martín Silva).

A coincidência de datas, porém, não afetará somente os estrangeiros. Corinthians (Cássio e Fagner), Grêmio (Arthur e Luan) e São Paulo (Rodrigo Caio e Diego Souza) também estão ameaçados pela lista final do técnico Tite para a Seleção Brasileira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por