Estreia de Dedé completa quatro anos e zagueiro vive momento de redenção no Cruzeiro

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
22/05/2017 às 18:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:40

Há quatro anos um jogador vestia pela primeira vez, em um jogo oficial, a camisa do Cruzeiro. Contratação mais cara da história da Raposa, o zagueiro Dedé chegou à Toca II em 2013, e fez sua estreia justamente no dia 22 de maio, na goleada sobre o Resende-RJ por 4 a 0, no Mineirão em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil de 2013. De lá para cá, o jogador alcançou títulos importantes, se destacou em grandes confrontos, viveu dramas por lesões e, hoje, é um grande exemplo de superação e garra no clube.

Leia mais: 

 Perto de completar 100 jogos pelo Cruzeiro (fez 96 partidas até aqui), Dedé recuperou sua condição de titular na estreia celeste no Campeonato Brasileiro deste ano, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. E o caminho até o retorno à titularidade não foi tão simples. 

Após 2014, Dedé praticamente não entrou em campo. O jogador passou todo o ano de 2015 no departamento médico por causa de problemas no joelho direito. Com uma cirurgia malsucedida e uma temporada perdida, até então, o camisa 26 viu o seu 2016 também ir “por água abaixo”. Após seis jogos naquele ano, o último contra o América, no Campeonato Mineiro, o jogador sucumbiu novamente às dores. Viveu novamente o martírio até encontrar o caminho para dias melhores.

Somente após uma cirurgia com o “médico das estrelas”, o norte-americano Robert LaPrade, uma das referências mundiais em ortopedia no esporte, o zagueiro conseguiu retomar sua carreira. Dedé foi aos Estados Unidos e operou o joelho com o médico que tratou grandes personalidades esportivas, dentre elas o britânico Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1. 

História

Em quatro anos de clube, Dedé já marcou nove gols pelo Cruzeiro. A expectativa é que o centésimo jogo do zagueiro pelo clube aconteça na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, na Fonte Nova, no dia 8 de junho.

Antes disso, o defensor atuará contra o Santos, neste domingo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro (às 16h), contra a Chapecoense, no dia 1º de junho, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena Condá, e contra a prória Chape, no dia 4 de junho, na quarta rodada do Brasileirão. 

Relembre o jogo de estreia de Dedé pelo Cruzeiro

CRUZEIRO 4 X 0 RESENDE-RJ
Motivo: jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil
Data: 22/05/2013 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo-DF (CBF-1)
Público: 12.245 pagantes
Renda: R$ 465.700,00
Gols: Dagoberto, aos 6 min., e Borges, aos 36 min. do 1º tempo; Borges, aos 4 min., e Lucca, aos 43 min. do 2º tempo

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton (Lucas Silva), Everton Ribeiro (Elber) e Diego Souza; Dagoberto (Lucca) e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Resende-RJ: Mauro; Marcelo, Admilton, Thiago Sales e Kim; Denílson (Deoclécio), Valdecir, Guto (Vinícius Casão) e Rafael Carioca; Geovane Maranhão e Acosta
Técnico: Paulo Campos
Cartões amarelos: Deoclécio (Resende); Leandro Guerreiro (Cruzeiro)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por