Ex-Cruzeiro vê de perto evolução de David e compara: 'parece o Bruno Henrique, do Santos'

Guilherme Guimarães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
31/01/2018 às 18:22.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:04
 (Arquivo/Hoje em Dia)

(Arquivo/Hoje em Dia)

A chegada de David ao Cruzeiro gerou elogios de um ex-jogador do clube, que acompanhou na Bahia o desenvolvimento do jovem atacante de apenas 22 anos. Edu Lima, ex-ponta-esquerda da Raposa na década de 80, mora em Salvador, trabalha como comentarista esportivo na “Boa Terra”, e viu de perto vários jogos do reforço estrelado.

“Acompanhei bem os jogos de Bahia e Vitória no Campeonato Brasileiro e o David, sem dúvida, foi um dos que mais me chamou a atenção. A melhor coisa que aconteceu na carreira dele foi deixar Salvador, até mesmo por que a gente sabe que os atletas de base não são tão valorizados”, disse em entrevista ao Hoje em Dia.

Atacante que atua pela beirada do campo, David ainda segue um cronograma de tratamentos fisioterápicos e médicos por causa da lesão grau 3 que sofreu no ano passado. Fato que o tira das atividades com bola do início desta temporada.

Comparado por alguns cruzeirenses com Élber e Alisson, atletas revelados na base estrelada e que deixaram à Toca II neste ano (para o Bahia e Grêmio, respectivamente), Edu Lima contrariou as comparações.

“Não o comparo nem com Élber e nem com Alisson. O David tem uma característica mais de força, se parece mais com o Bruno Henrique, do Santos, que é de Minas Gerais também. Importante frisar que o jogador do Santos é mais velho que ele, o David é mais jovem”, comenta.

Bruno Henrique, inclusive, esteve na mira do Cruzeiro no começo desta temporada. Justamente pela dúvida da diretoria cinco estrelas, que não sabia se David receberia o aval dos médicos para assinar contrato. Atualmente no Santos, o atacante que despontou para o futebol na Copa Itatiaia, um dos maiores torneios amadores do Brasil, chegou a jogar no Goiás e no Wolfsburg, da Alemanha.

Apesar do cenário atual de David, que ainda trata da lesão na coxa direita, Edu Lima afirma que, quando o jogador estiver em plenas condições físicas, conseguirá mostrar todo o seu potencial.

“Todas as valências que um jogador precisa para jogar no futebol atual ele tem. Força, velocidade, muito potencial físico, dribla bem e tem objetividade. O que ele tem que treinar mais é a finalização de cabeça, mas ele joga pela direita, esquerda com velocidade, recompõe para fazer a marcação. É um jogador que precisa de muito espaço”, analisa.

David se lesionou na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, no triunfo do Vitória diante da Ponte Preta. Resultado que acabou rebaixando o time de Campinas à Série B.

O David é um jovem atacante que tem alguns defeitos, mas o Cruzeiro tem ótimos profissionais, e que poderão dar todo o suporte para o jogador ser bem explorado pelo técnico. Tomara que a camisa não pese. É um garoto que tem um potencial enorme e vai ajudar muito o Mano Menezes”, afirma.  

Tendo 70% dos seus direitos econômicos comprado pelo Cruzeiro junto ao Vitória, por 2,5 milhões de euros, algo em torno de R$ 9,6 milhões, David foi, na visão de Edu Lima, uma boa aquisição da Raposa.

“Foi um bom negócio para o Cruzeiro, jogador de muito potencial. Se derem moral para ele, conversarem com o jogador, ele dará muito bem”, garante. 

Histórico

Ponta-esquerda, Edu Lima foi revelado pelo Cruzeiro na década de 80 e fez um gol que salvou a Raposa da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, em 1985. Há mais de 30 anos, Edu Lima garantiu uma vitória celeste por 3 a 2 sobre o Atlético, de virada, aos 45 minutos do segundo tempo, após cobrança de pênalti. Resultado que tirou o time da degola.

O jogador passou por outros clubes do Brasil, como Palmeiras, Vitória, Bahia, Internacional, Flamengo, Guarani, Paraná, Atlético, dentre outros. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por