Fórmula Vee faz sucesso na estreia em Curvelo e mostra que chegou para ficar

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
06/03/2017 às 19:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:38

Foram décadas até que o automobilismo mineiro tivesse uma casa à altura de sua tradição e da paixão do estado pelo velocidade – o Circuito dos Cristais, em Curvelo. E seis meses a mais para que o traçado enfim recebesse uma categoria de fórmula (os monopostos sempre fizeram parte do caminho de pilotos que chegaram aos campeonatos de ponta, mas eram obrigados a correr longe de casa).

No que depender do sucesso de treinos e corridas da F-Vee, no fim de semana, não demorará muito para que a ideia de um campeonato estadual se concretize.
Se as corridas tiveram como maioria pilotos de fora – São Paulo e Amazonas estavam representados – , quem experimentou a sensação de acelerar o modelo com chassi tubular, motor de VW Fox e mecânica de Fusca gostou muito (houve quem viesse do kart, do rally, das mais variadas faixas etárias.

Todos foram unânimes em considerar o carro divertido, ideal para aprender ou acelerar sem gastar em excesso. E ainda puderam contar com os preciosos conselhos do padrinho da categoria, Wilson Fittipaldi, e da também piloto Suzane Carvalho, ex-campeã sul-americana de F-3 na década de 1980. E, na equipe de apoio, o experiente preparador Darci Medeiros, parte da aventura brasileira na F-1 com a Copersucar, dos irmãos Fittipaldi.

O grande homenageado do fim de semana, dando nome ao GP, também não mediu elogios. Cristiano da Matta conheceu de perto o F-Vee, chegou a sentar em um deles e, se resistiu à tentação de acelerar, viu na proposta o caminho correto para quem quer sair do kart e sonhar com uma carreira no automobilismo. “É um conceito parecido com o da F-Ford inglesa: se a potência é relativamente baixa, o peso reduzido proporciona um bom desafio para quem está começando. Os responsáveis pela categoria estão de parabéns”, destacou o campeão da Indy em 2002 e piloto da F-1 em 2003 e 2004.

Na pista, a honra de ser o primeiro vencedor coube ao sorocabano Rodrigo Rosset, à frente do amazonense Gabriel Silva, com Cristiano Denardi em terceiro. A segunda corrida do fim de semana teve mineiro no pódio: Wilton Pena, dono de vários títulos estaduais no Marcas e Pilotos, que não resistiu ao apelo da categoria e ficou em terceiro, atrás do vencedor Denardi e de Silva.

Escola
No sábado, será a vez de o Mineiro de Kart acelerar com a primeira etapa da competição, no RBC Racing, em Vespasiano. Os campeões serão conhecidos ao fim de quatro rodadas duplas, com motores e carburadores sorteados entre os participantes para garantir disputas equilibradas nas  categorias Cadete Honda, Júnior Menor, Super Sprinter (que reúne os pilotos da Junior, Graduado, Novato e Sênior), F-400 e Super Kart Indoor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por