Fazendo história: marcas de Arrascaeta embalam Cruzeiro em estreia na Libertadores

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
26/02/2018 às 20:27.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:35
 (RICARDO BASTOS/ARQUIVO HOJE EM DIA)

(RICARDO BASTOS/ARQUIVO HOJE EM DIA)

Uma das apostas do Cruzeiro na busca pelo tricampeonato da Copa Libertadores, o meia Arrascaeta tem a chance de fazer história na competição. E isso já começa a acontecer nesta terça-feira (27).

Quando a bola rolar às 21h30, no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda (Argentina), para o duelo com o Racing, o uruguaio se tornará o jogador estrangeiro com mais partidas disputadas no torneio com a camisa cruzeirense.

O número de 11 jogos alcançados não é significativo perto das 149 partidas que a Raposa completará na principal competição de clubes das Américas. Mas é suficiente para Arrascaeta deixar para trás o atacante boliviano Marcelo Moreno e o lateral-esquerdo Mena, com quem divide o posto de mais participações entre os gringos.

Uma grande presença na fase de grupos da Libertadores, pela sua visibilidade na América do Sul, certamente garantirá a convocação do meia pelo técnico Oscár Tabarez para defender a Celeste Olímpica na Copa do Mundo da Rússia, a partir de 14 de junho.

Depois de terminar as Eliminatórias Sul-Americanas como titular da seleção, a expectativa dele é manter a condição de parceiro dos craques Edinson Cavani e Luis Suárez no trio ofensivo uruguaio.

MARCAS

Iniciando a sua quarta temporada na Toca da Raposa II, Arrascaeta é o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro. Hoje, ele completará 149 partidas, o que lhe permitirá, caso seja escalado, chegar aos 150 jogos pela Raposa no clássico de domingo, contra o Atlético, no Independência. 

Além disso, o uruguaio integra o “Top 5” dos gringos que mais marcaram gols. Nessa lista, ele sobe de posição se balançar pelo menos uma vez a rede do goleiro Juan Musso.

Marcando sobre o Racing, Arrascaeta deixa o argentino Montillo para trás e se torna o terceiro estrangeiro com mais gols pelo Cruzeiro, atrás apenas do espanhol Carazo (44) e do boliviano Marcelo Moreno (45).

CONTRATO

Pelas médias das suas três temporadas anteriores, superar Carazo e Marcelo Moreno neste ano não será uma tarefa difícil para o camisa 10 cruzeirense, pois seu pior desempenho foi o registrado em 2015, com nove bolas na rede. 

Em 2016, ele foi o goleador máximo do time, com 14, e no ano passado, quando ficou muito tempo afastado por lesão, marcou 12.

Mas a dúvida que fica é se Arrascaeta jogará a temporada toda na Raposa, e isso tem relação direta com a Copa da Rússia. Um grande Mundial com certeza fará com que o uruguaio de 23 anos desperte de forma ainda mais forte o interesse do mercado europeu na janela de transferências de agosto.

A prorrogação do contrato com o Cruzeiro, há uma semana – estendendo para dezembro de 2021 o vínculo que iria até o término do ano que vem – elevou para R$ 120 milhões a multa rescisória do armador.

Uma garantia para o clube, mas que não diminui a ansiedade da China Azul, que sabe da importância do seu camisa 10 no time de Mano Menezes. E, com o novo calendário, a Libertadores terá a fase final apenas depois do Mundial da Rússia.

DEFINIÇÃO

Arrascaeta é presença certa na escalação do Cruzeiro na noite de hoje, em Avellaneda, mas não se pode afirmar que o time de Mano Menezes esteja definido. 

Na zaga, o garoto Murilo e Manoel brigam por uma posição. Recuperado fisicamente, Thiago Neves provavelmente ficará no banco de reservas, mas pode ser opção desde o início, com Robinho sendo barrado neste caso.
 Editoria de Arte/Hoje em Dia / N/A

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por