Figura carimbada na competição, o Atlético estará pela terceira vez seguida na disputa da Florida Cup, torneio amistoso que ocorre nos EUA em janeiro. Em 2018, o Galo irá se juntar a Corinthians e Fluminense entre os brasileiros do torneio.

Campeão da edição 2016, e com contrato assinado para três edições, o clube mineiro deve se despedir do torneio no próximo ano, realizando confronto contra Rangers, da Escócia, no dia 11 de janeiro, e diante do Atlético Nacional de Medellín, da Colômbia, em 14 de janeiro.

A Florida Cup confirmou nesta segunda-feira (9) os oito participantes de 2018. Além dos brasileiros, o PSV Eindhoven-HOL, o Atlético Nacional-COL, o Barcelona-EQU, o Rangers-ESC e o Légia Varsóvia-POL fecham os convidados da competição. Cada clube entra em campo duas vezes, apenas.

Como só ocupará poucos dias do calendário do Atlético em janeiro, é possível que o clube envie para Florida Cup um time com força máxima. Ainda haverá um planejamento específico para tal, mas o Galo deve estrear no Campeonato Mineiro em 21 de janeiro (domingo), dando tempo de retorno dos EUA para tal confronto.

Vale lembrar que as datas reservadas para o Estadual no calendário de 2018 é de 17 de janeiro a 8 de abril. O Mineiro, mesmo ocupando menos datas que o Paulista e o Carioca, será corrido, pois o calendário sofreu compresão por conta da Copa do Mundo da Rússia.

Em 2017, o Atlético levou time alternativo para a Florida Cup, pois foi realizada durante a pré-temporada na Cidade do Galo. Nem Roger Machado foi aos EUA, ficando em BH para preparar a equipe principal.