FMF dá sinal verde para 'Atlético B' disputar 2ª divisão do Mineiro e aguarda parecer da CBF

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
17/02/2017 às 19:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:35

No fim do ano passado, o Atlético levantou uma questão junto à Federação Mineira de Futebol e obteve parecer favorável do departamento de competições da entidade O clube mineiro tem o projeto de criar um "Time B" e alocá-lo na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, correspondente ao terceiro nível do futebol estadual. 

A FMF já deu sinal verde para o Galo, mas ainda espera uma confirmação da CBF, pois quer ter certeza que o alvinegro conseguiria colocar o time de aspirantes em torneios nacionais. A ideia do Atlético, revelada pelo UOL Esportes, é encontrar um calendário para desenvolver atletas que estouraram a idade de sub-20 mas ainda não estão totalmente preparados para o time principal, além de comportar jogadores fora do plano na equipe de cima, mas que precisam de ritmo de jogo. 

A Federação Mineira já enviou a solicitação do Galo para Confederação Brasileira de Futebol. Elá quer ter a garantia de que o Atlético terá o direito de, por exemplo, disputar divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Mas a entidade estadual já deu parecer favorável para a disputa do Galo B na Segundona, torneio que ocupa cinco meses do segundo semestre, com 20 rodadas e o máximo de 18 jogos para quem atingir o hexagonal final. Em 2016, o Tupynambás, de Juiz de Fora, foi o campeão, dentre 13 participantes (o Nacional de Uberaba desistiu de participar).

"Fizemos uma consulta à CBF e ainda não tivemos o retorno dela, por parte do Departamento Jurídico e de Competições da CBF. Porque a nossa consulta expandiu um pouco o fato de entrar na Segunda Divisão, pelo fato de, eventualmente, disputar uma competição nacional. Da nossa parte não há objeção", disse Paulo Bracks, diretor de competições da FMF, ao Hoje em Dia.

A prática do Atlético não seria novidade no futebol brasileiro. O próprio técnico Roger Machado já havia desenvolvido a chamada "equipe de transição" no Grêmio. Antigamente, o Palmeiras mantinha uma equipe 'B' na qual atuou o volante Elias, que foi dispensado pelo Verdão e contratado pelo Náutico, quando atuava como atacante. 

Clubes do futebol europeu mantém equipes 'B'. O volante Casemiro, destaque do Real Madrid, foi contratado junto ao São Paulo para atuar nos 'aspirantes' merengues, conhecido como Real Madrid Castilla, antes de ser emprestado ao FC Porto e retornar para virar titular absoluto.

Há, porém, uma limitação até lógica em se criar uma equipe alternativa oficial, que dispute competições ligadas às entidades nacionais e estaduais. O time 'B' do Atlético jamais poderia atingir o Módulo I do Campeonato Mineiro ou a Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto o 'time' A estiver na elite das duas competições, conforme determinação da Lei Pelé. 

"A Lei Pelé proíbe que o mesmo clube mantenha dois times na mesma divisão. Então seria um time fadado a não galgar a mesma divisão do time principal. É o que a legislação federal nossa diz", completou Bracks.Reprodução/FMF / N/A

Regulamento da 2ª divisão do Campeonato Mineiro de 2016, com 14 participantes e uma desistência

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por