FMF homenageia cinegrafista que registrou gol relâmpago de Fred que lhe valeu o Guinness

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
19/02/2017 às 16:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:37

No clássico entre Atlético e América, neste domingo (19), a FMF, em parceria com a Associação de Cronistas Esportivos de Minas Gerais, prestou mais uma homenagem póstuma a jornalistas e profissionais da imprensa do Estado. Desta vez, Roberto Xavier, mais conhecido como Betão, foi lembrado pelos anos de trabalho e contribuição como cinegrafista. E ele tem tudo a ver com o clássico entre Galo e Coelho, pois foi um responsável por levar o atacante Fred ao estrelado, em 2003.

As lentes de Betão registraram o gol relâmpago de Fred, que percorreu o mundo, há 14 anos. Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante de 19 anos chutou a bola do meio de campo e anotou o que virou, na época, o gol mais rápido da história do futebol, com 3 segundos de partida. O mineiro de Teófilo Otoni entraria no Guinness Book pela façanha recorde. 

O atacante transformaria o feito no pontapé para uma bem sucedida carreira. Daquele chute contra o Vila Nova, pelos juniores do Coelho, Fred viraria goleador do time principal, seria contratado pelo Cruzeiro, vendido ao Lyon-FRA, presença na Copa do Mundo de 2006, campeão brasileiro pelo Flu e, agora, o grande responsável por fazer gols no Galo.

Betão, atleticano de nascença e americano por adoção, não está mais aqui para presenciar novos gols marcantes do camisa 9 alvinegro. O cinegrafista, que rodada o interior de Minas Gerais para filmar jogos para a Federação Mineira de Futebol e também para a TV Alterosa, faleceu em 2015, aos 51 anos. Seus pais e sua irmã foram responsáveis por receber a placa em homenagem realizada pela FMF, na figura do presidente Castellar Guimarães Neto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por