Fred armador e Rafinha artilheiro são marcas do Cruzeiro de Mano Menezes em 2018

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
17/02/2018 às 23:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:25
 (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Ainda não foi diante do Villa Nova, na vitória por 1 a 0, no último sábado (17), que saiu o primeiro gol de Fred pelo Cruzeiro no novo Mineirão, mas que no geral será o 50º dele no estádio e que o deixará como único a balançar a rede na arena após a reforma para as Copas com quatro camisas diferentes, pois ele já balançou a rede no Gigante da Pampulha a partir de 2013 pela Seleção Brasileira, pelo Fluminense e pelo Atlético.

Em compensação, a vitória sobre o Leão consolidou ainda mais a fase artilheira do meia Rafinha, pois foi dele o gol que garantiu mais uma vitória ao Cruzeiro, que segue disparado na liderança isolada do Campeonato Mineiro.

E a cada jogo que passa, uma marca do Cruzeiro de Mano Menezes em 2018 tem sido a inversão de papéis entre o artilheiro Fred, que marcou apenas uma vez em sete partidas, e o preparador de jogadas Rafinha, goleador do Estadual com cinco gols no mesmo número de jogos.

ARTILHARIA
Na Era novo Mineirão, iniciada em 2013, com a reinauguração do estádio, o jogador cruzeirense a marcar mais gols numa edição de Campeonato Mineiro foi Leandro Damião, goleador da competição em 2015 com nove.

Com os cinco gols alcançados diante do Villa Nova, Rafinha já ultrapassou a marca dos artilheiros cruzeirenses no Estadual de 2016 (Rafael Silva e Alisson – 3) e 2014 (Dagoberto e Marcelo Moreno -4). E está a uma bola na rede de igualar os seis de Ábila no ano passado. Em 2013, Borges e Dagoberto marcaram sete vezes, cada.Washington Alves/ Light Press/CruzeiroRafinha comemora o seu quinto gol pelo Cruzeiro no Campeonato Mineiro 2018, que tem o meia cruzeirense como artilheiro

Se chegar à decisão do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro disputará mais nove partidas. E o desafio de Rafinha, que em 76 jogos nas temporadas 2016 e 2017 tinha marcado cinco gols, mesma marca alcançada nessas primeiras sete partidas de 2018, é ser o primeiro jogador cruzeirense a contabilizar pelo menos dez bolas na rede numa edição de Estadual no novo Gigante da Pampulha.

E a tarefa poderia estar ainda mais próxima, pois no último lance da vitória sobre o Villa Nova ele desperdiçou uma ótima oportunidade, após um rebote do goleiro Renan.

ANSIEDADE
Na partida diante do Villa Nova, decidida com mais um gol de Rafinha, Fred completou quatro jogos pelo Cruzeiro no novo Mineirão sem marcar. Com isso, ele igualou sua pior marca por uma equipe, pois no ano passado também ele não balançou a rede nos últimos quatro jogos disputados pelo Atlético no Gigante da Pampulha.

Na sua primeira passagem pelo Cruzeiro, em 2005, o máximo que ele passou sem fazer gol no Mineirão foram duas partidas, mas os impressionantes 36 gols em 38 jogos não deixam dúvida em relação ao seu desempenho no Gigante da Pampulha.

O que minimiza a situação é o fato de Fred estar jogando bem e ter participação na maioria das jogadas ofensivas do time de Mano Menezes. O gol de Rafinha mesmo, diante do Villa Nova, começou com uma enfiada de bola dele para o volante Henrique, que fez a assistência para o camisa 18 marcar.

Resta agora saber se Fred terá mais uma chance de encerrar o jejum no novo Mineirão no próximo sábado (24), quando o Cruzeiro volta ao estádio para receber o Boa Esporte, às 16h30, pela oitava rodada da fase classificatória do Estadual.

Como a partida será disputada apenas três dias antes da estreia cruzeirense no Grupo 5 da Copa Libertadores, dia 27, contra o Racing, da Argentina, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, o técnico Mano Menezes pode optar por mandar a campo um time reserva.

E se isso acontecer, Rafinha e Fred, com certeza estarão de fora, pois o comandante cruzeirense vai querer contar com os gols do seu meia e armação do seu centroavante diante dos argentinos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por