Futebol mineiro em 2017: feliz ano novo?

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
02/01/2017 às 21:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:17

Ano novo que começa e, para os torcedores dos três principais clubes mineiros, é hora de deletar os pensamentos e lembranças de um 2016 que deixou poucos motivos para orgulho – se o Coelho conseguiu levantar o troféu de campeão estadual, terminou a temporada selando o retorno à Série B, enquanto Atlético e Cruzeiro passaram em branco. Momento de esperar que 2017 seja, efetivamente, um ano feliz.

O lado bom da história é que cada volta do planeta em torno do sol dá a chance de renovar objetivos, metas, corrigir erros e deficiências, e o apertado calendário do futebol brasileiro tem pouco tempo para descanso e saudade da bola rolando.

Enquanto não começa a pré-temporada, prevalece a movimentação de bastidores – jogadores que chegam e saem, atletas que estavam emprestados e podem ganhar nova chance; promessas da base que podem ser observadas.

A janela internacional de transferências da CBF se abre dia 12 e chega ao fim apenas em 7 de abril, mas os acordos para repatriar brasileiros que estão no exterior não devem esperar tanto – muitos já estão fechados ou bem encaminhados, aguardando apenas o prazo legal para serem regularizados.

E a movimentação para valer já começa hoje, com a rodada de abertura da Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional celeiro de craques e já vencida pelos três. Além disso, no alvinegro, é dia de apresentação do grupo que trabalhará com o técnico Diego Giacomini para a disputa da Florida Cup – o elenco principal tem reapresentação marcada para domingo.

Um aquecimento para quem já sente a falta de suas cores em campo e acha que ainda falta uma eternidade para o dia 29, quando é a vez de a bola rolar para o Mineiro e começar uma temporada que promete ser movimentada.

Nas urnas
O que une os três rivais é o fato de que todos terão um ano movimentado também nos bastidores, com eleições marcadas para o último trimestre. Se inicialmente a corrida pela presidência não deve interferir no dia a dia, pode ter efeitos no planejamento para 2018. E os resultados em campo podem, de alguma forma, se refletir nas urnas e no comando dos clubes. Até lá, no entanto, tem muita bola para rolar e bastante coisa para acontecer. Os torcedores esperam que não faltem motivos para otimismo e comemoração.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por