Galo aposta em fim de jejum do 'garçom' Fred para superar Godoy Cruz em jogo decisivo

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
15/05/2017 às 19:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:34

Com a obrigação de vencer o Godoy Cruz-ARG nesta terça-feira (16), às 21h, no Independência, para ficar com a liderança no Grupo 6 da Copa Libertadores, o Atlético aposta no fim do jejum do artilheiro Fred.

O camisa 9 vive a maior seca desde que desembarcou na Cidade do Galo, há quase um ano. Já são cinco jogos sem balançar a rede adversária, num período em que o matador passou a ser "garçom" (veja os gráficos abaixo).

O último gol do atacante foi há mais de um mês, em 13 de abril, quando marcou quatro vezes na goleada de 5 a 2 sobre o Sport Boys-BOL, no Horto, pela segunda rodada da própria Libertadores.

A quadra sobre os bolivianos não é só o maior número de gols de Fred numa partida com a camisa alvinegra, como também fez com que o Independência passasse a ser o palco de mais da metade dos seus tentos pelo Atlético. Dos 28 gols marcados pelo Galo, a partir de 12 de junho do ano passado, 15 (ou 53,6%) foram no Horto.

Aliás, a capital mineira faz bem ao camisa 9 do Atlético. Considerando os seis tentos marcados em oito jogos no Mineirão, 75% dos gols do atacante pelo Galo acontecerem em Belo Horizonte. Na cidade, a média é de 0,72, enquanto o número cai quase pela metade fora (0,41) . No geral, o rendimento é de 0,60.

Assistências

Apesar do jejum de gols, Fred não deixou de ser decisivo. Nas três partidas em que o time fez gol durante o período, em todas ele deu assistências importantes.

O papel de garçom do matador atleticano começou na fundamental e suada vitória por 2 a 0 sobre o Libertad-PAR, em 26 de abril, no Independência. Como um autêntico pivô, o atacante colocou Robinho na cara do goleiro Muñoz para o camisa 7 abrir o placar já aos 26 minutos do segundo tempo.

Na partida de volta da decisão do Campeonato Mineiro, a parceria se repetiu, pois ele colocou novamente Robinho na cara do gol, logo aos 12 minutos de jogo, na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, também no Horto, que garantiu a conquista do título pelo Galo.

No último sábado (13), quem ganhou o presente de Fred foi o volante Elias, que empatou a partida de estreia no Campeonato Brasileiro contra o Flamengo, no Maracanã.

Artilharia

Individualmente, Fred tem também tem um objetivo. Depois de quebrar uma escrita de 13 anos sem o clube campeão mineiro ter o goleador da competição, ele busca agora, pela primeira vez na carreira, a artilharia da Copa Libertadores.

Pela competição, o centroavante tem uma história ainda modesta, marcada também pelas contusões sofridas nos tempos de Fluminense.

Com cinco gols marcados em quatro partidas disputadas pelo Atlético nesta edição, Fred integra a lista de vice-artilheiros, ao lado de Zampedri (Atlético Tucumán-ARG) e Matías Alonso (The Strongest-BOL).

A liderança do ranking individual pertence a Chumacero, também do The Strongest, com sete gols.

Uma diferença entre Fred e seus concorrentes é que todos participaram de duas das três preliminares anteriores à fase de grupos e marcaram nessas etapas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por