Galo arranca vitória de virada contra a Ponte em Campinas

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
27/08/2017 às 18:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:17
 (LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)

(LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Atlético arrancou um ótimo resultado, ao vencer a Ponte de Preta de virada, por 2 a 1, na tarde deste domingo (27), em Campinas, confirmando o bom desempenho do time fora de casa. O resultado fez com que o Galo chegasse aos 29 pontos no Campeonato Brasileiro, mantendo vivas as chances do time conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Com um desempenho irregular no primeiro tempo, quando criou poucas chances reais de gol, o time do Galo voltou mais equilibrado no segundo tempo e conseguiu matar o jogo numa bela cobrança de falta de Otero ao final da partida.

Sem a presença do voltante Rafael Carioca, vendido para o Tigres do México no meio da semana, o Galo entrou em campo sem a formação tática com três volantes que vinha sendo explorada pelo time durante parte da temporada. Elias jogou mais recuado, ao lado de Adilson, e Valdívia foi escalado atuando pela meia esquerda, com a proposta de que Cazares atuasse mais centralizado no campo.

Primeiro tempo
Muito acionado, Valdívia chegou a criar algumas jogadas pela esquerda no primeiro tempo, mas na maior parte das vezes a bola chegou à área com levantamentos feitos a partir de cobranças de falta. Numa das excessões a esse tipo de jogada, o próprio Valdívia abriu um espaço na entrada da área e chutou forte. Aranha deu rebote, mas quando Rafael Moura se dirigia para a bola, a arbitragem marcou impedimento. 

Outra boa chegada do Galo se deu num num chute de Cazares, também de fora da área, pela direita, tentando pegar Aranha adiantado por cobertura - em bola que passou próximo ao ângulo esquerdo do goleiro da Ponte. 

Mesmo com menor posse de bola, foi a Ponte que chegou ao gol no primeiro tempo. Assim como o Galo, a Macaca teve algumas oportunidades em cobranças de falta, com cruzamentos na área, porém nenhuma levou grande perigo à meta de Victor. Mas após cruzamento de Nino Paraíba, pela direita, Léo Gamalho passou por trás da zaga do Galo - que apostou numa linha de impedimento que não deu certo - e marcou de cabeça. Victor chegou a sair em direção ao atacante, mas não encontrou nada.

Segundo tempo
O time do Galo voltou com mais disposição e organização tática no início do segundo tempo. Em busca de mais movimentação no ataque, Clayton, que voltou de empréstimo do Cortinhians esta semana, foi colocado no lugar de Rafael Moura.  

Aos 15 minutos, Marcos Rocha chutou cruzado pela direita, Aranha deu rebote e Elias finalizou de chapa, empatando a partida. Após o gol, o galo continuar a pressionar. Numa outra boa chegada do Galo, em contra ataque com a presença de Luan, Cazares e Elias, a bola quase sobrou para Otero, mas Marlone (da Ponte), desarmou o lance.

 aos 43 minutos, numa cobrança de falta excepcional de Otero, que havia entrado no lugar de Valdívia. A bola foi colocada com esmero, na gaveta direita do gol de Aranha, pelo meio-campista venezuelano.

Avaliações

"A gente vem jogando bem. O que às vezes mata a confiança é quando a gente toma um gol bobo. Tomar gol em bola cruzada é complicado", disse Luan, ao final da partida. O gol da Ponte foi muito parecido ao segundo feito pelo Fluminense no Galo, na segunda-feira passada.

"A equipe vem sendo cobrada e criticada, até pelo potencial que temos. Uma vitória como esta serve para dar confiança e vislumbrar melhores resultados, rodada a rodada", disse o goleiro Victor.

Rogério Micale, expulso na partida contra o Fluminense no começo da semana passada, estava suspenso e não ficou no banco. O time foi comandado por Diogo Giacomini. O Galo, mais uma vez, também não contou com Fred e Gabriel, que ainda seguem no departamento médico. Apesar de presente no banco, Robinho, mais uma vez não entrou em campo.

A próxima partida do Galo no Campeonato Brasileiro é contra o Palmeiras, no Independência, no dia 9. Antes disso, o Atlético pega o Internacional, quarta-feira à noite, em Porto Alegre.

LEIA MAIS:

Ficha técnica
Atlético:
 Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Bremer, Fábio Santos; Adilson,  Elias; Cazares, Valdívia (Otero), Luan (Yago); Rafael Moura (Clayton). Técnico. Diogo Giacomini (Rogério  Micale suspenso)
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Mallon, Luan Peres, Jeferson; Fernando Bob (Claudinho),  Jadson, Elton; F, Saraiva, Leo Gamalho, E. Sheik. Técnico: Gilson Kleina.
Gols: Léo Gamalho (Ponte), aos 44 min; Elias (CAM), 15 min do 2º, e Otero (CAM), 43 do segundo
Cartões amarelos: Elias (CAM), Adilson (CAM), Marcos Rocha (CAM), Otero (CAM); Emerson Sheike (Ponte), Claudinho (Ponte), Elton (Ponte)
Cartão vermelho: Gilson Kleina (técnico Ponte)
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (Fifa), Bruno Boschilla (Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos
Público: 5.779 presentes
Renda: R$ 80.390

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por