Galo busca posição entre os melhores primeiros objetivo é jogar a volta do mata-mata em casa

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 21:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:55
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Os resultados revertidos dentro de casa, nos jogos de volta, nas campanhas vitoriosas da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014, fizeram com que o Atlético ganhasse uma preferência enorme por decidir seus confrontos de mata-mata como mandante.

E essa fixação acompanha o time na fase de grupos da competição continental deste ano, pois o desempenho na etapa é usado como critério para se apontar o mando da partida de volta, desde as oitavas de final até a decisão.

Um problema para o Atlético é que o seu grupo, o 5, será o segundo a ser encerrado. Ainda restarão seis chaves a terem a última rodada disputada, sendo que cinco delas terão os confrontos decisivos apenas na semana que vem.

Com base nos números atuais, o Atlético pode terminar até com a sétima campanha entre os oito primeiros colocados.

O Galo é líder do seu grupo, com 10 pontos, e só garante a posição graças ao saldo de gols superior em relação ao Independiente del Valle, do Equador.

E o saldo de gols deve ser decisivo para se definir posições entre os primeiros e segundo colocados. É por isso que o fato de o Atlético encerrar sua participação na fase de grupos de forma tão antecipada é negativo.

Apesar de ainda não ser 100%, o Atlético está com um pé nas oitavas de final, pois só uma derrota a partir de dois gols de diferença para o Melgar, do Peru, que ainda não pontuou nesta Libertadores, pode tirar a classificação do time de Diego Aguirre.

É difícil imaginar até mesmo o Atlético não sendo o primeiro colocado do seu grupo, que terá o outro classificado conhecido no jogo Colo-Colo x Independiente del Valle, em Santiago, com os equatorianos jogando pelo empate.

Os chilenos só chegarão em primeiro lugar se vencerem e o Atlético for derrotado. Em caso de empate do Galo, terão que tirar a diferença no saldo de gols, que hoje é de seis.

O Del Valle pode tomar o primeiro lugar do Galo mesmo em caso de vitória do time de Aguirre, mas no saldo de gols. Nesta quarta-feira (13), os equatorianos têm três gols positivos, contra quatro do Atlético.

Mudanças

Com a contusão do meia Luan, que deve operar o joelho direito, o técnico Diego Aguirre vai apostar num esquema com três volantes (Leandro Donizete, Rafael Carioca e Junior Urso) para a partida de quinta-feira (14).

Outra novidade é o zagueiro Tiago, que será o substituto de Leonardo Silva, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A venda de ingressos para quem não é sócio do Atlético começa nesta quarta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por