Com sete equipes disputando as três vagas restantes na próxima fase e seis lutando para fugir do rebaixamento, a última rodada da etapa de classificação do Campeonato Mineiro reservou fortes emoções para este domingo (11).

Após o encerramento das seis partidas disputadas simultaneamente, Tupi, URT e Patrocinense se garantiram nas quartas de final e se juntaram a Cruzeiro e América (líder e vice de forma antecipada), Atlético, Tombense e Boa Esporte.

Já na parte de baixo da tabela, Democrata de Governador Valadares e Uberlândia levaram a pior e não conseguiram escapar da queda para o Módulo II, enquanto Caldense e Villa Nova se mantiveram na elite do futebol estadual.

Quartas de final

Cruzeiro, América, Atlético e Tupi terminaram a fase de classificação nas quatro primeiras colocações. Por isso, terão a vantagem de jogar com o apoio das próprias torcidas nas quartas de final. Os duelos serão, respectivamente, contra Patrocinense, Boa Esporte, URT e Tombense, conforme a tabela abaixo:

Cruzeiro x Patrocinense - Mineirão
América x Boa Esporte - Independência
Atlético x URT - Independência
Tupi x Tombense - Mário Helênio

Os confrontos haviam sido previamente marcados para o próximo domingo (18). Porém, como os três clubes da capital avançaram na condição de mandantes, é bem possível que a agenda seja alterada pela Federação Mineira de Futebol (FMF). 

Por questões de segurança, transmissão televisiva e utilização do estádio Independência por duas das equipes da capital, o mais provável é que Raposa e Coelho joguem num dia, e o Galo em outro.

A classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro será disputada em duelos únicos. Em caso de empate ao término do tempo regulamentar, a passagem será decidida nas cobranças de pênaltis.

Já na etapa seguinte, os confrontos passam a ser decididos no tradicional formato “mata-mata”, sendo que os times de melhor campanha terão as vantagens do mando de campo no jogo da volta e do empate no placar agregado.

Série D

Além da ida às quartas de final e da sobrevivência no Módulo I, também estavam em jogo na tarde de ontem as vagas da “cota” mineira na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro da próxima temporada.

De acordo com o regulamento, a FMF deve indicar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) os times mais bem colocados no Estadual deste ano, à exceção daquelas equipes que já integram as Séries A (América, Atlético e Cruzeiro), B (Boa Esporte) e C (Tombense e Tupi) do Brasileirão.

Desta maneira, URT, Patrocinense e Caldense ganham o direito de disputar a competição nacional no ano que vem.