GP Gerais de Motovelocidade promete ainda mais emoção na segunda temporada

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
05/04/2017 às 19:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:01

Foram três etapas, o suficiente para que a combinação entre um traçado seguro e desafiador, uma organização profissional e o diálogo constante com pilotos e equipes transformassem o GP Gerais em um dos mais respeitados campeonatos da motovelocidade brasileira.

Embora válido como Campeonato Mineiro, ele atraiu também ao Circuito dos Cristais, em Curvelo, pilotos do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco, com grids numerosos e ótimos pegas em todas as categorias.

Pois a segunda temporada da competição promete ser ainda melhor, a julgar pela movimentação nos bastidores, as sessões de treinos coletivas e os ajustes feitos pela organização, com a criação de novas categorias e de disputas dentro da disputa. A primeira das quatro etapas ocorre em 6 e 7 de maio, agora sem a dobradinha com as quatro rodas, que ganharam um evento à parte.

Uma das novas atrações, que atende ao anseio de vários pilotos, é o lançamento de uma categoria Supersport 300cc, a exemplo da que foi criada esse ano no Mundial de Superbikes, para motos como a Kawasaki Ninja 300, a Yamaha R3 e a Honda CBR 500, ideais para quem quer gastar menos ou ainda não tem experiência para ‘torcer o cabo’ nas motos de maior cilindrada.

Além disso, as máquinas naked (sem carenagem), como a Honda Hornet 600cc, a Ducati Monster e a KTM Duke ganharão um grid próprio. E foi criado um Troféu dos Estados, premiação que exclui os mineiros, mais uma vez maioria, para valorizar o esforço de quem se deslocou centenas ou milhares de quilômetros para prestigiar o GP.

Evolução
Além do esperado aumento no número de inscritos por prova, que chegou à casa de uma centena no fim da temporada passada, outra expectativa é por uma dança das cadeiras nas categorias. Muitos pilotos que se inscreveram nas subdivisões destinadas aos iniciantes devem agora passar para as classes superiores.

Quem ainda busca por tempo de pista para se animar a disputar posições ou quer apenas aproveitar o prazer de pilotar a moto com segurança no circuito de 4.420m continuará contando com a categoria Touring, em que há premiação apenas para as voltas mais rápidas. As demais etapas serão disputadas em 1º e 2 de julho; 19 e 20 de agosto e 21 e 22 de outubro.

 RÁPIDAS

MARCONI ABREU INICIA NA ESPANHA SUA
SEGUNDA TEMPORADA NA NASCAR EUROPEIA

Começa neste fim de semana, no Circuito Ricardo Tormo de Valência (Espanha), a segunda temporada do mineiro Marconi Abreu na Euro Nascar, campeonato de Stock Car que conta com a chancela oficial da série norte-americana. Vice-campeão entre os estreantes em 2016, mesmo com um chassi mais antigo, ele contará agora com o carro que o belga Anthony Kumpen levou ao título geral do campeonato. O piloto de Belo Horizonte defenderá a equipe francesa RDV Compétition e se mostra animado depois dos testes de adaptação ao novo equipamento – o chassi tubular usado na categoria com a carroceria da Toyota e o motor V8. O calendário prevê seis rodadas duplas e o crescimento da Euro Nascar pode ser medido pela participação de representantes de 15 países.

FERAS DO ENDURO DE VELOCIDADE
INVADEM AS TRILHAS DE PATROCÍNIO

As trilhas de Patrocínio, consideradas das mais técnicas e desafiadoras do país, recebem, sábado e domingo, a segunda etapa do Brasileiro de Enduro de Velocidade, com promessa de briga entre equipes e pilotos mineiros pelas primeiras posições. De um lado, o time da Honda, chefiado por Felipe Zanol, conta com o líder da classificação geral, o português Luís Oliveira, radicado em Belo Horizonte; do outro, o time Orange BH KTM, oficial da casa austríaca, que aposta em Rômulo Bottrel, o Onça e nos capixabas Bruno Crivilin e Patrick Capila. As principais categorias completarão três voltas em um circuito de 52 quilômetros entre trechos cronometrados e deslocamento. Largada e chegada nos dois dias da competição ocorrerão no estacionamento do Supermercado Bernardão, onde será montada a área de apoio das equipes.

SEGUNDA ETAPA DO MINEIRO DE KART
MOVIMENTA O RBC RACING NO SÁBADO

A velocidade e os pegas voltam a dar o tom sábado no Kartódromo RBC Racing com a segunda etapa do Mineiro de Kart, em rodada dupla. Na pista vão estar em ação os pilotos das categorias Cadete (pilotos até 11 anos), 125cc (que reúne os filiados na Júnior Menor, Júnior, Novato, Graduado e Sênior); F4 (karts com motores estacionários quatro tempos) e o Superkart Indoor, em que não só os motores, mas também os chassis são sorteados entre os participantes. Outra atração é a corrida que marca a graduação de mais uma turma do projeto Piloto do Futuro, destinado a aproximar os pequenos do esporte. A programação começa com os treinos de aquecimento, seguidos pelas tomadas de tempo e pelas corridas.

DUPLA DE BH VENCE A ABERTURA DO
MITSUBISHI MOTORSPORTS, EM MOGI-GUAÇU

Mais tradicional competição monomarca de rally de regularidade do país, o Mitsubishi Motorsports começou a temporada com vitória mineira na principal categoria, uma das novidades da edição deste ano. Os principais nomes da Graduados, que reunia as duplas mais experientes, passaram a ser agrupados na Master, e a vitória na etapa de Mogi-Guaçu ficou com Renato Martins e Enedir Júnior, à bordo de um Pajero Full. Outra dupla de BH, formada por Fábio Carvalho e Ícaro Macedo ficou em quinto lugar. Na nova Graduados, também houve mineiros no pódio – Jean Paulo Kamil e Cristiano Serpa ficaram com o terceiro posto. A temporada do Motorsports prossegue em 13 de maio, desta vez nas estradas de terra em torno de Ribeirão Preto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por