Grupo na mão: Tite mantém coerência e levará jogadores mais acionados à Copa da Rússia

Cristiano Martins e Alexandre Simões
esportes@hojeemdia.com.br
14/05/2018 às 22:40.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:50
 (Lucas Figueiredo/CBF)

(Lucas Figueiredo/CBF)

O técnico Tite afirmou ter definido a convocação final para a Copa do Mundo somente meia hora antes do anúncio feito na tarde de ontem. Apesar das dúvidas, porém, ele divulgou uma lista sem surpresas entre os 23 nomes, mantendo a coerência do trabalho desenvolvido desde o dia 22 de agosto de 2016, quando realizou a primeira chamada como comandante da Seleção Brasileira.

Considerando a convocação inaugural, 14 jogadores se mantiveram no grupo. São eles o goleiro Alisson, os zagueiros Marquinhos e Miranda, os laterais Fagner, Filipe Luís e Marcelo, os meio-campistas Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian e os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Taison. O 15º desta relação certamente seria o lateral Daniel Alves, titular absoluto vetado há uma semana por conta de uma lesão.

Além disso, 13 dos atletas convocados foram a campo em pelo menos metade das partidas disputadas pelo Brasil desde a chegada do treinador. E não há nenhum “estreante” entre os escolhidos para a luta pelo hexampeonato.

Os recordistas na Era Tite são Paulinho, com 16 atuações como titular, e Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian, acionados ao todo 17 vezes, incluindo as participações saindo do banco. Já o maior goleador no período é Gabriel Jesus, com nove gols marcados.

Lesões

Vice-artilheiro com o técnico, o craque Neymar perdeu três meses da preparação devido a uma cirurgia no pé direito, mas estará disponível já para o primeiro dos dois amistosos antes do Mundial, contra a Croácia, em 3 de junho.

Reserva de Marcelo, o lateral-esquerdo Filipe Luís já havia se recuperado de uma fratura na perna esquerda e, inclusive, reestreado como titular do Atlético de Madrid, há pouco mais de uma semana.

Fagner, por sua vez, também está recuperado de contusão recente, mas neste momento aparece atrás de Danilo na disputa pela vaga deixada por Daniel Alves, segundo o próprio Tite.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por