Há 20 anos Cruzeiro entrava em campo para jogar Libertadores e Mineiro no mesmo dia

Guilherme Guimarães e Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/02/2017 às 20:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 23:02

Dois jogos marcados para o mesmo dia, essa é a realidade do Cruzeiro, que na próxima quarta-feira (22) tem agendados compromissos, um pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o São Francisco/SA, no Mineirão, e outro pela Primeira Liga, contra o Joinville, em Santa Catarina. Certo é que um desses duelos será adiado, mas apesar de inusitada a situação, o fato não é inédito na história do clube. Há praticamente 20 anos a Raposa entrou em campo duas vezes em uma única data: 19 de fevereiro de 1997.

Naquela ocasião, o Cruzeiro enfrentou o Grêmio na estreia da Copa Libertadores, e o Villa Nova, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Em nenhum desses jogos o time venceu, já que perdeu para os gaúchos por 2 a 1 e empatou com o Leão do Bonfim em 4 a 4.

Ambas as partidas ocorreram no Mineirão, sendo o confronto pelo Estadual o jogo preliminar à estreia cruzeirense na competição continental. Diante do Grêmio, o Cruzeiro entrou em campo com sua escalação considerada titular, e tinha no 11 inicial peças como o goleiro Dida, o lateral-esquerdo Nonato, o meia Palhinha, dentre outros. O técnico era Oscar Bernardi, que pela derrota inesperada no primeiro jogo da competição continental foi demitido. Na sequência chegou Paulo Autuori e, no fim, a Raposa acabaria consagrada pelo segundo título na competição. 

Já contra o Villa Nova a escalação foi reserva. Comandados pelo técnico Wantuil Rodrigues, jogadores como o atacante Macalé, o goleiro Harlei, o lateral-direito Marcos Teixeira e Gelson Baresi, estiveram em campo na partida que antecedeu a derrota para os gremistas. Mas quem fez bonito mesmo foram Dé e Alex Mineiro, que marcaram dois gols cada para o Cruzeiro. 

Pelo lado do Villa Nova o nome do jogo foi Guiba, que anotou um hat-trick (fez três gols). (veja no vídeo abaixo)

FICHAS TÉCNICAS

PRIMEIRA FASE - GRUPO 4 DA COPA LIBERTADORES

CRUZEIRO 1 x 2 GRÊMIO

19/02/1997 (Qua) - 1ª rodada - Mineirão
Público: 33.425 (R$ 176.640,)
Arbitragem: Dacildo Mourão/CE (Jorge Oliveira/DF e Ednilson Corona/SP)
Gols: Zé Alcino 10’ (0-1), Ailton 24’ (1-1), Emerson 63’ (1-2)

CRUZEIRO: Dida, Vitor, Célio Lúcio, Rogério, Nonato, Fabinho, Donizete, Cleison (Elivelton), Palhinha, Reinaldo (Da Silva), Ailton. T: Oscar Bernardi.

GRÊMIO: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão, Roger, Dinho, Goiano, Emerson (Dauri), Carlos Miguel, Paulo Nunes (Paulo Henrique), Zé Alcino (Otacílio). T: Evaristo de Macedo

CA: Célio Lúcio, Donizete, Ailton (Cru); Mauro Galvão, Emerson, Dinho (Gre)

 CRUZEIRO 4 x 4 VILLA NOVA

19/02/1997 (Qua) - Campeonato Mineiro (1ª fase/4ª) - Mineirão 
Árbitro: Lincoln Bicalho
Auxiliares: Marco Antônio Machado e Euller Nascimento
Gols: Guiba, de falta 39’; Alex Mineiro 49’; Dé 68’e 70’; Milton 74’; Guiba 76’; Alex Mineiro 78’; Guiba 86’

CRUZEIRO: Harlei, Marcos Teixeira, Gelson, Cléber Lima, alex Carvaline (Alexandre), Dante (Maguinho), Reginaldo, Macalé, Alex Mineiro,Tico (Dé),Donizete Amorim. T: Wantuil Rodrigues

VILLA NOVA: Cláudio, Wilson Mineiro, Geovani, Eleomar, Wander, Alemão, André, Cao Baiano, Guiba, Marquinhos (Macaé), Milton. T: Luciano Pascoal

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por