Hora da verdade: Cruzeiro e Atlético começam a decidir seus rumos no Campeonato Brasileiro

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
15/09/2017 às 17:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:35
 (Bruno Cantini/Atlético; Washington Alves/Cruzeiro)

(Bruno Cantini/Atlético; Washington Alves/Cruzeiro)

A 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (16) com Cruzeiro e Atlético podendo perder posições. No caso do time de Mano Menezes, ele será superado pelo Botafogo até com um empate dos cariocas diante do Santos, às 19h, no Estádio Nilton Santos. Envolvidos nas quartas de final da Copa Libertadores, os dois clubes devem ter formações alternativas. Já o Galo pode ser ultrapassado pela Ponte Preta caso ela vença o lanterna Atlético-GO, às 21h, no Moisés Lucarelli.

Se pode começar com a dupla mineira perdendo suas posições, a 24ª rodada também pode terminar com Cruzeiro e Atlético subindo na classificação.

No domingo (17), o Atlético entra em campo às 11h, para encarar na Ressacada, o Avaí, melhor time do returno, buscando, mais uma vez, reaproximação do G-6, que voltou a ficar a quatro pontos de distância com o empate por 1 a 1 com o Palmeiras, sábado passado, no Independência.

Superando os catarinenses, o Galo pode chegar, no máximo, ao oitavo lugar, mas para isso terá de contar com um empate no jogo entre Atlético-PR e Fluminense e que o

Vasco não bata o líder Corinthians em São Paulo.

Além disso, a distância para o G-6 só diminuirá se Botafogo e Cruzeiro não vencerem seus jogos.

RISCO

Por outro lado, uma derrota em Florianópolis pode jogar o Atlético até para o 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, mas para isso teriam de acontecer vitórias de Sport, Ponte Preta, Avaí, Bahia e Coritiba, sendo que no caso dos paranaenses eles teriam de tirar a diferença no saldo de gols, que hoje é de quatro.

A quatro pontos do G-6 e com a mesma distância do Z-4, o Galo joga a 24ª rodada definindo qual será seu objetivo nos próximos jogos pela Série A, pois se não vencer o Leão, pode ver os times da ponta abrirem muito em relação a ele.

QUINTO LUGAR

Mais que se manter no G-6, o Cruzeiro entra nesta rodada sonhando com a quinta posição, hoje ocupada pelo Flamengo, seu adversário na final da Copa do Brasil, com apenas um ponto a mais (35 a 34).

Por isso, se o time carioca não vencer o duelo de rubro-negros que faz diante do Sport, neste domingo, às 16h, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro, o Cruzeiro ganha uma posição derrotando o Bahia, em confronto que será neste domingo, às 19h, no Mineirão.

Se derrotar o tricolor baiano, a Raposa alcança os mesmos 37 pontos do quarto colocado Palmeiras, que encerra a 24ª rodada na segunda-feira, quando recebe o Coritiba, às 20h, no Pacaembu. Mas a Raposa não ganha a posição do time paulista em hipótese alguma, pelo menor número de vitórias, pois os palmeirenses hoje somam duas a mais (11 a 9).

Em caso de empate, o Cruzeiro só pode perder uma posição. Perdendo, dificilmente será ultrapassado por mais de dois clubes.

Depois desta rodada, mais 14 serão disputadas. Mesmo assim, os mineiros decidem muito sobre seus futuros neste domingo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por