O clássico entre Atlético e Cruzeiro, às 11h deste domingo (4), no Independência, é a grande atração do final de semana no Campeonato Mineiro. Mas a 9ª rodada da competição, que começa a ser disputada neste sábado (3), com Villa Nova x Caldense, às 16h, em Nova Lima, e Tupi x Boa Esporte, no mesmo horário, em Juiz de Fora, será muito mais que o clássico no Horto.

No confronto da Zona da Mata, uma vitória garante ao Boa Esporte a classificação às quartas de final. Se ganhar, o Tupi estará praticamente lá. O time de Varginha soma 11 pontos e os mandantes, dez.

Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, com 14 pontos uma equipe tem 93,8% de chances de classificação à próxima fase.

A vaga deve ser alcançada até com 13 pontos, pois as probabilidades disso acontecer são de 52,8%.
Essas projeções fazem com que o jogo entre Villa Nova e Caldense, no Castor Cifuentes, tenha o seu vencedor praticamente garantido nas quartas, pois as duas equipes somam nove pontos.

CLASSIFICAÇÃO

Neste domingo, vencendo o clássico, o Atlético garante classificação às quartas de final e segue sonhando pelo menos com a vice-liderança, que hoje pertence ao América, que também neste domingo recebe o vice-lanterna Democrata, às 17h, no Independência.

Se os três pontos forem conquistados pelo Cruzeiro no clássico, o time de Mano Menezes garante matematicamente a primeira colocação geral com duas rodadas de antecedência.

Além disso, dificulta demais a vida do rival, pois perdendo, o Galo pode ir até para a sétima colocação, e depois do clássico faltarão apenas duas rodadas para serem disputadas.

Com um empate, o Atlético pode cair para a sexta posição, mas estará praticamente classificado às quartas, pois alcança os 13 pontos e pode precisar, no máximo, de mais um para se garantir nos dois jogos que ainda disputará, contra Uberlândia, no Parque do Sabiá, na próxima quinta-feira (8), e Tombense, no Independência, na última rodada, no dia 11.

Com o Cruzeiro classificado e considerando-se que o América, com 14 pontos, também já está nas quartas, a próxima fase do Estadual pode ganhar neste final de semana mais quatro clubes, com seis das oito equipes conhecidas.

MAIS DOIS

Além de Atlético e Boa Esporte, podem se classificar nesta 9ª rodada o Tombense, que tem 12 pontos e encara a URT, neste domingo, em Patos de Minas, e o Patrocinense, que tem a mesma pontuação e faz também neste domingo o clássico do Triângulo encarando o lanterna Uberlândia, no Parque do Sabiá. Os dois jogos serão às 16h.

Neste confronto, uma derrota deixa o Uberlândia muito próximo do rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro.

A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MINEIRO