Independência teve nova queda de energia e torcedores do Atlético gritaram: 'Kalil, Kalil'

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
03/07/2017 às 00:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:21
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Um acontecimento marcante e que virou lenda na Libertadores 2013 voltou a se repetir no estádio Independência durante o clássico Atlético 3x1 Cruzeiro, na tarde deste domingo (2), pelo Brasileirão. Na hora em que mais precisou dela, a iluminação artificial do Horto falhou. No anoitecer belo-horizontino, os refletores do palco do duelo se apagaram em duas prestações, aos 39 minutos do segundo tempo.

Quando o clássico ficou totalmente escurecido, o jogo já estava paralisado, pois metade do sistema de luzes no Independência havia caído. Neste momento, um grupo de torcedores puxou um coro curioso e marcante. Gritaram o nome do ex-presidente do Galo e atual prefeito Alexandre Kalil. A luz voltaria 14 minutos depois, e nada impactante aconteceria no restante do clássico.

Mas o motivo da invocação de Kalil é pitoresco e remete à queda de energia da Copa Libertadores de 2013, quando o Atlético enfrentava no Newell's Old Boys na volta das semifinais. O contexto das duas quedas de energia, no campo, são distintos. Contra os argentinos, o Galo ganhava de 1 a 0 e, já no segundo tempo, precisava fazer o segundo para forçar a decisão nos pênaltis.

Depois da paralisação, o alvinegro conseguiu o segundo gol diante dos rosarinos com Guilherme, no fim da partida, num chute perfeito e milagroso fora da área. Já no 'black-out' de domingo, o Atlético mandava na partida e já ganhava da Raposa por 3 a 1. 

Em 2013, o apagão no Independência virou referência na campanha e se tornou folclórico, entrando no imaginário como uma 'tática' do próprio Atlético para esfriar a partida e tentar mudar seu futuro. Acidente ou não, fato é que o próprio técnico Cuca, à época, o classificou como preponderante para a vitória, que chegaria na disputa de pênaltis. 

Durante a queda de energia no Independência, alguns torcedores do Atlético puxaram o coro de "Kalil, Kalil", em tom de comemoração. pic.twitter.com/b4INibX5Fx— Frederico Ribeiro (@Fredfrm) 2 de julho de 2017

MOTIVO
Mas sobre a queda de energia do Independência, a LuArenas, administradora do estádio, publicou uma nota oficial na qual informou que ela se deu por conta de um curto-circuito na área onde fica os profissionais de Imprensa e os Camarotes - setor VIP Ismênia. Por conta disso, o sistema de energia do Independência foi desligado e precisou de um tempo para ser reiniciado. 

"A concessionária Arena Independência informa que houve um curto circuito no setor da Tribuna de Imprensa/Camarotes, provavelmente em algum aparelho ligado de forma inadequada. O que desencadeou em queda de energia do sistema de iluminação que, por precaução, se desliga automaticamente e leva cerca de 15 minutos para resfriar e reiniciar. Informamos ainda que a Arena possui geradores de emergência que funcionam normalmente mas não foram acionados devido ao retorno do sistema convencional", diz a nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por